SaúdeAdefal realiza evento sobre gagueira no Centro 19h40, 20 de outubro de 2008 Fonte: Alagoas 24 horas
De forma descontraída e lúdica a equipe de fonoaudiólogas da Associação de Deficientes Físicos de Alagoas – Adefal invadem nesta quarta-feira (22) – Dia Nacional de Atenção a Gagueira – o calçadão do comércio de Maceió e abordam o tema: “Gagueira não tem graça. Tem tratamento” através de apresentação de teatro de fantoche, panfletagem e vídeos educativos.
A ação dos profissionais tem como objetivo alertar a população para a gravidade do problema. O evento terá início às 14h e faz parte das atividades da semana nacional de atenção a gagueira, realizada em parceria com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – Uncisal.
De acordo com coordenadora do serviço de fonoaudiólogia da Adefal Rayné Melo a atividade tem com ponto principal a prevenção e a orientação de como lidar com o problema da gagueira. Segundo a fonoaudióloga crianças entre 2 e 6 anos podem naturalmente apresentar o quadro de gagueira, pois nesse período estão adquirindo a linguagem oral, o qual não permanece ao longo dos anos.
“Porém, é importante que neste período as crianças possam contar com o apoio e orientação para lidar com o problema, tanto no ambiente familiar quanto no escolar, pois a falta de esclarecimento pode agravar a situação gerando um quadro real de gagueira”, explica Rayné.
Para a Rayné uma das melhores formas de tratamento da gagueira é a prevenção, por isso a fonoaudióloga aconselha que aos primeiros sinais de gagueira deve-se procurar a orientação de um profissional especializado.
“Não existe idade mínima para se procurar ajuda profissional, procure o fonoaudiólogo assim que os primeiros sintomas da gagueira forem percebidos. O tratamento da gagueira é eficaz, principalmente se realizado precocemente e por um profissional especializado”, finalizou Rayné.
MaceióVeículo sobre Trilhos chegará até o bairro de Mangabeiras 18h59, 20 de outubro de 2008Vanessa Alencar Fonte: Alagoas 24 horas
Maceió será a primeira capital do País a implantar um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em substituição aos trens que circulam hoje na cidade. A aprovação, por parte do Governo Federal, do projeto de R$ 150 milhões, foi anunciada na tarde desta segunda-feira, 20, em entrevista coletiva na Prefeitura de Maceió.
No começo da coletiva, que contou com as presenças do deputado federal Benedito de Lira (PP), do presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Elionaldo Magalhães, e do superintendente da CBTU em Alagoas, José Marques de Lima, o prefeito Cícero Almeida fez questão de frisar que o projeto foi idealizado pela Prefeitura, pelo então secretário Elionaldo Magalhães.
Almeida disse ainda que o deputado Benedito de Lira, a quem coube negociar a viabilização do projeto junto ao Ministério das Cidades e a CBTU, era o “padrinho da criança”.
Lira explicou que já existe no orçamento da União para 2009 recursos na ordem de R$ 33 milhões para o projeto e que, ainda este ano, uma emenda parlamentar da bancada do PP irá destinar mais R$ 70 milhões para a obra. “O restante será liberado em 2010, esse é um compromisso do presidente Lula”, disse o deputado.
Licitação
Elionaldo Magalhães disse que inicialmente o VLT irá funcionar em três capitais do Nordeste: Maceió, Recife e Fortaleza e que, a partir de janeiro de 2009, após aprovação do orçamento, a CBTU deverá realizar a licitação para a obra.
“A CBTU já está realizando obras de recuperação e construção de estações e trechos de linha férrea em Maceió. Com a ampliação, a via férrea passará de 32 km para 36,5 km, onde 32 carros de trem climatizados irão circular, com saídas de um ponto a outro da cidade a cada 15 minutos”, explicou.
Desapropriações
Segundo o superintendente da CBTU em Alagoas, com o aumento da linha - o VLT irá percorrer uma extensão de Lourenço (Rio Largo) até o shopping Iguatemi - no bairro haverá desapropriações no trecho entre o Riacho do Salgadinho e o bairro de Mangabeiras.
Cada carro terá a capacidade de transportar 600 pessoas. Com isso, o número de usuários atendidos pelo sistema férreo passa dos atuais 6.500 por dia para 29 mil e, posteriormente, a meta é atender 40 mil passageiros/dia.
O VLT irá circular pelos bairros de Rio Novo, Fernão Velho, Bebedouro, Mutange, Bom Parto, Centro, Levada, Jaraguá – onde a estação será refeita -, Poço, Mangabeiras e Jatiúca, e irá substituir todos os trens que circulam hoje na capital.
VLT
Também conhecido por Trem Padrão – o VLT é um veículo moderno, eficiente, confortável e de melhor desempenho que as locomotivas comuns. Os modelos devem ter tração a diesel, locomotiva de "duas frentes", bitola métrica, climatização, carros de aço inoxidável, níveis controlados de poluição, sinalização, sonorização e radiocomunicação, vigilância automática e devem atingir velocidade máxima de 80 km/h.
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