terça-feira, 2 de dezembro de 2008

1/12/2008 - MEC enviará 130 milhões de livros sem nova regra..

MEC enviará 130 milhões de livros sem nova regra ortográfica
Os professores das escolas públicas do país terão um desafio a mais no ano que vem. Vão ensinar as regras do novo acordo ortográfico da língua portuguesa, que começa a vigorar a partir de 1º de janeiro, sem ter em mãos material com a ortografia atualizada. O Ministério da Educação (MEC) vai distribuir 130 milhões de novos livros - a maioria didáticos - que foram editados sem considerar as regras do novo acordo. O problema se dá pelo fato de o processo de compra começar dois anos antes da data de entrega. A primeira leva de livros publicados na nova ortografia só chega a partir de 2010 nas escolas públicas. O livro didático do MEC é usado por três anos em uma mesma escola e a compra das obras é feita anualmente por etapa de ensino - 1º ao 5º, 6º ao 9º ano e médio. Segundo o Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão ligado ao MEC, em 2009, todos os alunos de ensino médio da rede pública vão usar 43 milhões de novos livros sem a nova reforma. O diretor de ações educacionais do FNDE, Rafael Torino, ressalta que o decreto do presidente Lula dá o prazo até 2012 para o fim do período de transição, no qual as duas ortografias serão consideradas oficiais. “O nosso planejamento de substituição dos livros didáticos vai respeitar esse prazo natural. Até o fim de 2012, todos os livros das escolas públicas já contemplarão a nova reforma”,afirma.
Fonte: Jornal da Tarde.

1/12/2008 - Fies: resultado só sai na próxima 2ª feira

Divulgação do resultado do Fies é adiada para a próxima segunda-feira
A divulgação do resultado do processo seletivo do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) foi adiada para a próxima segunda-feira (8). Inicialmente, o resultado estava previsto para ser publicado nesta segunda (1º). O Fies concede financiamento das mensalidades a estudantes de universidades particulares que não têm condições de arcar com esse custo. A assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC) informou que o motivo do adiamento se deve a um problema no processamento dos dados pela Caixa, que pediu um prazo maior.Segundo portaria da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação, publicada na sexta (28) no "Diário Oficial da União", o resultado será divulgado às 10h (horário de Brasília) do dia 8/12. O início do período para entrevista dos candidatos classificados em primeira chamada dentro do limite de seleção fica alterado também para o dia 8/12. 506 mil cadastrados Atualmente, 506 mil estudantes são beneficiados pelo programa e 1.459 instituições de ensino superior estão credenciadas, segundo informa a Caixa. De acordo com o banco, são empregados R$ 4,6 bilhões em recursos.Neste processo seletivo, puderam se inscrever estudantes que não faziam parte do Programa Universidade para Todos (ProUni). Para alunos do ProUni foi realizada uma seleção especial. A concessão dos benefícios seguirá uma ordem de prioridades de graduações. São considerados cursos prioritários os cursos de licenciaturas em química, física, matemática, biologia, engenharia, medicina, geologia, e cursos superiores de tecnologia.Fonte: G1
Oportunidade
Inscrições para concurso da Uneal poderão ser feitas até sexta-feira
Estão sendo ofertadas 192 vagas para cargos de nível superior, médio e fundamental, nas cidades de Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos e União dos Palmares
Davi Salsa
A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira, dia 5, para os candidatos interessados em disputar as 192 vagas ofertadas em concurso público para a seleção de servidores técnicos e administrativos da instituição.De acordo com o presidente da comissão organizadora do concurso, professor Gilson Sales de Albuquerque, as vagas são ofertadas para os cargos de nível superior, médio e fundamental, nas cidades de Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos e União dos Palmares.Para os cargos de nível superior são oferecidas 21 vagas para os cargos de analista administrativo/análise de sistemas, analista administrativo/ciências contábeis, analista administrativo/jornalismo, analista administrativo/bibliotecário, analista administrativo/administrador, analista administrativo/relações públicas, analista administrativo/secretariado, analista administrativo/técnicos em assuntos educacionais, gestor em planejamento de educação/planejamento.Para os cargos de nível médio, o concurso está ofertando 115 vagas, distribuídas nos seguintes cargos: assistente em serviço de educação/administrativo, assistente em serviço de educação/técnico em laboratório e assistente em serviço de educação/informática. Por fim, para os cargos de nível elementar, o exame oferece 56 vagas, destinadas para as funções de auxiliar em serviço de educação/serviço auxiliar operacional.O concurso ficará sob a responsabilidade da Fundepes. As inscrições serão efetuadas via internet, por meio do site:
www.copeve.ufal.br.As provas serão realizadas no dia 11 de janeiro, nas cidades de Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos e União dos Palmares e Maceió. Mais informações sobre o concurso poderão ser obtidas nos sites www.uneal.edu.br e www.fundepes.br.
Agência Alagoas - AL01/12/2008 - 19:35
Libras
Educação estadual fará novo processo seletivo para contração de monitores
Liminar permite que monitores que atuam na rede possam participar de nova seleção
Assessoria Valdir Rocha

Seleção deve ser realizada até o fim deste mês
A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte vai realizar um novo processo de seleção simplificada para contratação temporária de intérpretes de Libras. O órgão trabalha para que até o fim desta semana o edital seja publicado. A seleção deve ser realizada até o fim deste mês. A decisão liminar concedida pela Justiça aos autos da ação civil pública impetrada pelo Ministério Público Estadual permite que os monitores que vinham prestando serviço possam ser recontratados.Até a decisão liminar, o Estado estava impedido de realizar nova seleção com a participação dos monitores cujo contrato fora concluído em agosto deste ano. Segundo a gerente de Educação Especial, Joelina Cerqueira, havia o entendimento jurídico da Procuradoria Geral do Estado (PGE) de que a recontratação caracterizaria o vínculo empregatício desses profissionais.“Agora, com a decisão judicial, profissionais que prestaram serviços para a Educação neste segmento poderão participar desta nova seletiva, que estará finalizada até o próximo dia 29 deste mês. A contratação desses profissionais deve começar a partir do dia 2 de janeiro do próximo ano. A preocupação do governo é criar as condições objetivas para que as crianças não sejam prejudicadas pela falta dos intérpretes. Nossos alunos terão um calendário especial, uma programação intensiva, aulas no contraturno para que possam concluir o ano letivo”, informou a gerente.Parecer — O subprocurador Geral do Estado, Charles Weston Fidelis Ferreira, aprovou, no último dia 28 de novembro, o despacho da Procuradoria Geral do Estado, que foi apreciado pela Coordenação da Procuradoria Administrativa, e concluiu pelo cumprimento da determinação judicial (liminar) para a contratação de intérpretes de Libras para as escolas públicas da rede estadual de ensino, com excepcionalidade de natureza temporária, até a realização de concurso público.O documento ressalta ainda que a administração pública deve, de imediato, iniciar o procedimento visando à realização de concurso público para o provimento de cargos de intérpretes de Libras nos termos do Art. 37, II, da Constituição Federal. “Em agosto deste ano realizamos uma seleção para contratação de novos monitores, mas a quantidade de inscritos foi insuficiente para atender a nossa demanda. Apenas 20 profissionais foram selecionados e os colocamos de imediato para atuar em sala de aula. Infelizmente, não havia mais no mercado intérpretes de Libras além dos que já estavam contratados pelo Estado. A sensibilidade da Justiça, com essa decisão, possibilita ao Estado fazer a seleção incluindo os monitores que já atuam na rede. Antes, estávamos atados diante do que determina a legislação estadual”, explicou a gerente.

EducaçãoUfal realiza concurso para professores 18h23, 01 de dezembro de 2008
A Universidade Federal de Alagoas - UFAL, torna pública a realização de Concurso Público para o provimento de cargos na carreira de Magistério Superior.
Os pedidos de inscrições serão feitos por cargo, Área de Estudo e regime de trabalho. O candidato deverá fazer o pedido de inscrição no concurso através da Internet, no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br, entre as 8h do dia 19 de novembro de 2008 até às 15h do dia 19 de dezembro de 2008.
No período da inscrição, no horário das 8h00 às 17h00, o candidato deverá encaminhar à secretaria da sede do Campus Arapiraca, sito à Avenida Manoel Severino Barbosa s/nº (Rodovia AL-115 - antiga sementeira), envelope contendo todos os documentos.
Será admitida a entrega da documentação por via postal, mediante utilização de serviços de entrega expressa (SEDEX ou equivalente), desde que postada dentro do prazo de inscrições. A documentação deverá ser endereçada à Caixa Postal nº 61, CEP 57.300-970, Arapiraca-AL, sob o título: "Concurso Público - Campus Arapiraca" e a respectiva Área de Estudo.
Poderão pleitear isenção da taxa de inscrição os candidatos que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o Decreto no 6.135, de 26 de junho de 2007 e for membro de família de baixa renda - aquela com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, ou a que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos.
A isenção deverá ser solicitada mediante requerimento padrão, disponível no site e na Secretaria do Campus Arapiraca, devendo ser entregue na Secretaria do Campus Arapiraca de 19 de novembro a 5 de dezembro de 2008, das 8h00 as 17h00.
O valor da taxa de inscrição será de R$ 39,50 para o cargo de Professor Auxiliar de Ensino em regime de 20 horas, de R$ 76,19 para o cargo de Professor Auxiliar de Ensino em regime de 40 horas com Dedicação Exclusiva, e de R$ 99,93 para o cargo de Professor Assistente em regime de 40 horas com Dedicação Exclusiva.
O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 19 de dezembro de 2008, por meio de Guia de Recolhimento da União, emitida no momento do pedido de inscrição.
A remuneração será de R$ 1.580,10 e/ou R$ 3.047,71 para Professor Auxiliar de Ensino, e de R$ 3.997,08 para Professor Assistente.
Sobre a realização das Provas:
O concurso constará de Prova Escrita, Prova Didática, Defesa do Plano de Atividades Acadêmicas e Prova de Títulos.
A Prova Escrita terá duração de 4 horas, e será realizada simultaneamente por todos os candidatos inscritos numa mesma Área de Estudo, e constará de dissertação sobre 1 ponto sorteado, dentre os constantes do programa. O sorteio dar-se-á perante os candidatos e a maioria dos membros da Comissão Examinadora, imediatamente após a abertura dos trabalhos.
A Prova Didática, de caráter público, tem por objetivo apurar a capacidade de planejamento de aula, de comunicação e de síntese do candidato, bem como seu conhecimento da matéria, e consistirá em aula a ser proferida em nível de graduação, no tempo mínimo de 50 e máximo de 60 minutos, versando sobre conteúdo de ponto sorteado. Este ponto será sorteado, após a divulgação dos resultados da Prova Escrita, em hora e local especificado no site e no Quadro de Avisos do local de realização do concurso.
As provas serão realizadas a partir do trigésimo dia após o encerramento das inscrições, em conformidade com o cronograma a ser publicado no Quadro de Aviso da secretaria da sede do Campus Arapiraca e no site.
Mais informações na COPEVE - Comissão Permanente do Vestibular - Praça Visconde de Sinimbú, nº 206, Centro - Maceió-AL - CEP: 57.020-720 - Fone: (82) 3336-2507 / FAX: (82) 3326-3811.
O prazo de validade do concurso será de um ano contado a partir da data da publicação da homologação de seu resultado, prorrogável por igual período.
Uncisal lança blog para vestibular 2009 19h33, 24 de novembro de 2008

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) criou o blog Vestibular Uncisal 2009 com a proposta de concentrar as informações sobre o processo seletivo deste ano em um único espaço e assim melhor atender os candidatos.
Os
vestibulandos poderão acompanhar todas as ações que a instituição promove na organização do Vestibular, e esse canal de comunicação ainda irá oferecer dicas úteis e de interesse dos candidatos, por exemplo, sobre a documentação, os locais das provas, o número de inscritos por vaga.
O blog Vestibular Uncisal 2009 ainda proporciona um canal de comunicação direto com os candidatos devido ao sistema de comentários, o que facilita a interação entre a instituição de ensino e público.
A Uncisal é uma instituição de ensino superior, com cursos gratuitos, que investe na melhor qualidade das
atividades inter-relacionadas de ensino, pesquisa, extensão e assistência com o objetivo de se posicionar entre as principais universidades brasileiras que possuem a chancela de excelência.

PRÊMIO ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
A Academia Alagoana de Letras (AAL), em parceria com a Braskem, realiza na terça-feira, dia 2, o lançamento dos livros “Marulheiro- Uma Viagem através de Aurélio Buarque de Holanda”, do escritor Marcos Vasconcelos Filho, e “Graciliano Ramos e o Desgosto de Ser Criatura”, de autoria de Jorge de Souza Araújo, vencedores do Prêmio Nacional Academia Alagoana de Letras.
O evento será realizado na sede da academia, às 19h30, e contará com a presença do vice-presidente da Braskem, Manoel Carnaúba, além dos vencedores do prêmio, autoridades,imortais da academia e convidados.
Escrita pelo sociólogo e antropólogo alagoano Marcos Vasconcelos Filho, o livro “Marulheiro- Uma Viagem através de Aurélio Buarque de Holanda” tem como temática principal os aspectos gerais da vida e da obra do escritor Aurélio Buarque de Holanda, que se tornou conhecido nacionalmente após o lançamento do famoso dicionário da língua portuguesa que leva seu nome.
O livro vem recheado de
poesias e contos publicados nos jornais locais da década de 30, além de ser ilustrado por fotografias de Aurélio Buarque de Holanda em vários momentos de sua vida. “Trata-se de uma biografia que une pesquisa histórica com a paixão pela literatura”- explica o autor que, além deste, já havia vencido a edição de 2005, com o trabalho "Ao piar das corujas: uma compreensão do pensamento de Pontes de Miranda".
Na edição de 2007, a obra do baiano Jorge de Souza Araújo foi escolhida pela plenária da AAL como a que melhor retratava o trabalho de Graciliano Ramos na cultura brasileira. Jorge é doutor em Letras, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e já tem em seu currículo outros livros publicados do gênero de ficção, poesia, ensaio e teatro. O ensaio escolhido foi considerado pela comissão julgadora como uma ótima contribuição aos estudos literários brasileiros sobre a obra do “Mestre Graça”.
O Prêmio
Desde 2004, o Prêmio Nacional da Academia Alagoana de Letras tem como temática principal homenagens aos grandes
autores alagoanos, como Jorge de Lima, Pontes de Miranda, Graciliano Ramos e Aurélio Buarque de Holanda. Além de prestar esse tributo à literatura alagoana, o prêmio também serve como forma de estímulo à produção local e a descoberta de novos talentos espalhados pelo país.

'Santa' internet 23h09, 02 de novembro de 2008

Agência Folha, em Curitiba
Um arcebispo católico criou no Paraná um curso inédito de catecismo on-line para facilitar o acesso de fiéis sem tempo para aulas nas paróquias.
A experiência é feita com universitários, professores e funcionários de universidades públicas e particulares de Cascavel (500 km de Curitiba).
Cerca de 50 pessoas se inscreveram para as aulas virtuais. Diferentemente das reuniões tradicionais, com local, hora e dia marcados, o curso on-line permite que o fiel cumpra a programação sem se preocupar com esses detalhes.
"Percebemos que muitos universitários tinham interesse em concluir a catequese e a crisma, mas estudavam o dia inteiro", disse o arcebispo de Cascavel e autor da idéia, dom Mauro Aparecido dos Santos.
Tradicionalmente cumpridas na infância e na adolescência, a catequese e a crisma são iniciações a preceitos cristãos pelos quais o católico passa para receber, respectivamente, a comunhão nas missas e ser autorizado a se casar no religioso.
Com uma senha, o fiel acessa uma página no site www.dommauro.com.br para responder por e-mail a questões formuladas nos cinco módulos do curso. Ao fim de cada módulo, os alunos se encontram com freiras que ministram as aulas on-line para tirar dúvidas.
Dom Mauro diz que tem recebido pedidos de fiéis de todo o país para ingressar no curso. "Nossa jurisdição é a arquidiocese de Cascavel", diz.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

26/11/2008 10:59
Perícias médicas devem ser marcadas por telefone
A Diretoria informa que depois do dia 1º de dezembro não atenderá os usuários que não marcaram agendamento com antecedência

A Diretoria de Perícia Médica e Saúde Ocupacional, setor ligado à Secretaria de Estado da Gestão Pública, informa que a partir de segunda-feira, dia 1º de dezembro, as perícias médicas serão realizadas somente com o agendamento por meio do telefone disponibilizado pelo órgão. Os usuários que precisam do serviço devem ligar para o número 82.3315-9561 e marcar com a telefonista o dia e a hora do atendimento. A regra também vale para os funcionários públicos do interior.


PROCON
VEJAM NOSSOS DIREITOS.
Qual o procedimento a ser adotado quando houver queda ou descarga de energia que ocasionam danos?
Primeiramente, deve-se registrar o fato junto ao serviço de atendimento ao cliente da concessionária, no prazo de até 90 dias, contados a partir da data da provável ocorrência do dano, mencionando detalhes como local, dia, hora, equipamento danificado e os eventuais problemas verificados.

Essa documentação deverá ser apresentada na agência a que pertence o seu imóvel, onde a empresa deverá fornecer um protocolo de pedido de indenização e, a partir de então, a concessionária terá prazo de até vinte dias úteis para inspecionar, "in loco" ou através de agente credenciado desta, o equipamento danificado.

Conforme Resolução 61/2004, editada pela ANEEL, o consumidor não deve reparar o equipamento danificado antes dos vinte dias úteis, salvo mediante autorização prévia e formal da concessionária. Caso contrário, o consumidor perderá o direito de pleitear a indenização.

O prazo máximo para pagamento da indenização, se procedente, é de até 90 dias, contados a partir da solicitação do pedido de ressarcimento.
Fonte:
http://www.procon.sp.gov.br
Suspeito ter adquirido/consumido alimento deteriorado. Posso registrar uma queixa no Procon?
Sim. Em casos de alimentos industrializados o consumidor deverá entregar amostra do produto reclamado de preferência em embalagem fechada e com a mesma data de validade e/ou lote. Confirmada a suspeita os técnicos notificarão as autoridades competentes solicitando uma vistoria à indústria ou estabelecimento comercial de venda e agendarão uma audiência conciliatória entre as partes. A análise de produtos em embalagens já violadas fica tecnicamente prejudicada e só será encaminhada para análise em casos de toxiinfecções alimentares para elucidação do quadro clínico. Nesse caso o consumidor deverá apresentar cópia do atestado médico para estabelecer o nexo causal da denúncia, bem como comprovantes de gastos médicos. Além do que tal conduta é tipificada como crime contra as relações de consumo (art. 7º, inciso IX, da Lei 8.137/90), que prevê uma pena de detenção de dois a cinco anos.O que fazer com produto levado várias vezes para assistência que continua apresentando problemas?
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor tem até trinta dias para sanar o vício do produto, após este prazo, o consumidor poderá exigir à sua escolha uma das alternativas a seguir:
Substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
Restituição da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
Abatimento proporcional do preço.
Entretanto, o prazo de trinta dias, poderá ser reduzido ou ampliado mediante acordo entre as partes, desde que não seja inferior a sete nem superior a cento e oitenta dias.

O Código de Defesa do Consumidor é aplicável nas compras feitas via Internet?
Quando consumidor e fornecedor estiverem estabelecidos no Brasil, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) é de aplicação obrigatória.
Se o fornecedor estiver estabelecido somente no exterior, sem filial ou representante no Brasil, alertamos que o consumidor poderá encontrar dificuldade de aplicação do Código de Defesa do Consumidor.
De qualquer modo, recomendamos ao consumidor adquirir produtos ou serviços de fornecedores que disponibilizem seu endereço físico na Internet e mantenham canal de comunicação de fácil acesso para esclarecimento de dúvidas e reclamações.

Fonte: Entrevista realizada pela Rádio Gazeta AM à Rodrigo Cunha – Diretor Adjunto do PROCON

Exija sempre a nota fiscal e guarde-a. Ela é a prova do lugar e da data em que você comprou o produto. Se tiver algum defeito, é o único jeito de provar que o produto foi comprado naquele estabelecimento comercial.
Produto com defeito
O consumidor tem direito de escolher se quer trocar, receber o dinheiro de volta ou pedir um abatimento caso compre algum produto com defeito.
Acidente de consumo
Sempre use o produto comprado ou serviço adquirido de acordo com a finalidade dele, porque caso venha acontecer algum acidente de consumo, quem fabricou, vendeu ou prestou o serviço será responsabilizado.
Compra de alimentos
Nunca compre um alimento com a data de validade vencida, quase para vencer ou com embalagem aberta, furada, amassada ou enferrujada.
Compra de inseticidas
Evite usar inseticidas que não tem quase nenhum cheiro, porque, geralmente, pela falta do odor, as pessoas tendem a usar em maior quantidade, e estes produtos são tão venenosos quanto os que têm cheiro forte.
Consumidor intoxicado
Se houver alguém passando mal, intoxicado por causa de medicamento, inseticida, desinfetante ou qualquer outro produto de limpeza, não pode ser dado leite, nem água. Nunca provoque vômito! Na embalagem do produto têm que está escrito o telefone de emergência que você pode ligar para saber quais os primeiros socorros. O consumidor pode ligar para o número de urgência 192 ou levar o intoxicado para um hospital.
Publicidade enganosa
Exija que o produto que você for comprar seja exatamente igual a o anunciado na publicidade, caso não seja, não compre!
Compras a distância
Quando for comprar pela internet, telefone ou correio veja se o fornecedor é conhecido. É bom observar também a variedade das formas de pagamento, quanto mais, melhor! É uma forma de garantir um retorno, caso haja algum problema.
Atenção consumidor!
Toda vez que você pensar nos verbos COMPRAR ou USAR, deve se fazer duas perguntas: 1 – Será que eu preciso mesmo disso? 2 – Onde vou pôr o que sobrar do que já usei? Isto é chamado de consumo responsável, ou seja, só consumir até os limites das nossas necessidades básicas.
Cobrança de contas antigas
Nos casos em que o consumidor recebe cobrança relativa a contas antigas de água, gás ou telefonia e essas contas foram extraviadas ou destruídas, deverá verificar se nas mais recentes constam aviso de que existe o débito em questão. Nada constando, o fornecedor pode ser questionado por essa omissão.
Cobrança de serviço não disponível
Na prestação de serviços essenciais (água, luz, gás, telefonia) existe a cobrança de taxa mínima quando os serviços são disponibilizados, porém não utilizados pelo consumidor. No entanto, o consumidor pode questionar a cobrança de serviços não disponíveis, seja por ter pedido o cancelamento, seja por corte em virtude do inadimplemento.
Opção da data do vencimento
A Lei 9791 de 24.03.99, em seus artigos 1º e 2º, determina o seguinte: Art, 1º -Dispõe sobre a obrigatoriedade das concessionárias de serviços públicos oferecerem ao consumidor e ao usuário datas opcionais para o vencimento de seus débitos. Art. 2º - Modifica o capítulo III da Lei 8987, de 13.02.95 (Lei de Concessões) que passa a vigorar acrescido do seguinte artigo: "Art. 7º-As concessionárias de serviços públicos, de direito público e privado, nos Estados e no Distrito Federal, são obrigadas a oferecer ao consumidor e ao usuário, dentro do mês de vencimento, o mínimo de seis datas opcionais para escolherem os dias de vencimento de seus débitos."
Corte de Água
A empresa distribuidora de água poderá proceder ao corte do fornecimento tão logo se verifique o não pagamento do débito. No entanto, o consumidor tem o direito de ser informado de forma clara e precisa que está sujeito a essa ocorrência. É bom lembrar que as contas de água estão vinculadas ao imóvel. Dessa forma, no caso de imóvel locado, se o inquilino não pagar as contas o proprietário será cobrado pelo débito verificado.
Esgoto
Quando há ligação de esgoto, o serviço também é cobrado proporcionalmente ao consumo da água, podendo chegar até o mesmo valor desse consumo. Muitas vezes, o consumidor paga durante anos a taxa pelo serviço de esgoto sem perceber que ele não está sendo prestado. Se o engano for constatado, o consumidor deve solicitar reembolso.

Planejamento/Vadiagem... O que é isso Puccinelli?
A CNTE lamenta as declarações do governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, que ao sair da audiência no STF com o ministro-relator da Adin do Piso, Joaquim Barbosa, na última sexta-feira, disse "não haver necessidade de aumentar horas de planejamento e diminuir o essencial, que é ensinar o aluno". A categoria está indignada uma vez que o seu maior compromisso é com a educação de qualidade e mesmo com os baixos salários pagos, inclusive, pelo governo de Mato Grosso do Sul não abandona a tarefa de bem educar.
Puccinelli revela a sua falta de compromisso com a educação e desqualifica o trabalho do educador quando afirma: “vocês não vão ficar com horas a mais de vadiagem, vão ficar só com dez horas de planejamento/ vadiagem". O governador desrespeita o trabalho árduo dos trabalhadores em educação que também sofrem com a violência nas escolas, doenças profissionais, enfrentam salas cheias, falta de infra-estrutura e ainda trabalham em jornadas duplas ou triplas para conseguir pagar as contas. Ao falar em vadiagem, o governador só pode estar se pautando no próprio trabalho à frente do governo de Mato Grosso do Sul.
Quando finalmente Governo, Congresso Nacional e Sociedade conseguem aprovar uma lei que vai valorizar o profissional e melhorar a Educação básica, governadores descompromissados com a qualidade da educação pública brasileira, tentam impedir a concretização de uma luta histórica dos trabalhadores da educação.
É lamentável que Puccinelli defenda apenas dez horas semanais e ainda sugira a consulta em site de buscas como o Google, para o planejamento das aulas. Se o ele governa o estado pela Internet o mesmo não se pode dizer dos professores que estão diariamente nas salas de todo o país trabalhando nas mais difíceis condições, lutando para deixar junto com os outros trabalhadores em educação a escola pública brasileira funcionando.
A CNTE mais uma vez repudia o descaso com que tratam um direito conquistado e a indiferença com a possibilidade do Brasil dar um salto de qualidade na educação. Valorizar os professores é possibilitar a formação de alunos com pensamento crítico. Talvez isso incomode Puccinelli e demais governadores que estão contra a Lei do Piso.


27/11/2008 - CARTA AO PRESIDENTE LULA
CARTA DOS MOVIMENTOS SINDICAIS AO PRESIDENTE LULA

Presidente Lula,
Cumprimentamos o Governo Federal pela iniciativa de ouvir os movimentos sociais e sindicais, populares, pastorais sociais e entidades que atuamos organizando nosso povo, diante do grave quadro de crise que já se faz sentir, e que - tudo leva a crer - se aprofundará sobre nossa economia, nossa sociedade e em especial sobre o povo brasileiro.
Queremos aproveitar essa oportunidade para manifestar nossas propostas concretas que o Governo Federal deve tomar para preservar, sobretudo, os interesses do povo, e não apenas das empresas e do lucro do capital.
O conjunto dessas propostas se insere no espírito geral, de que devemos aproveitar a brecha da crise para mudar a política macroeconômica de natureza neoliberal, e ir construindo um novo modelo de desenvolvimento nacional, baseado em outros parâmetros, sobretudo na distribuição de renda, na geração de emprego e no fortalecimento do mercado interno.
Nossa preocupação fundamental é aproveitar para que nessa mudança se logrem medidas concretas que visem melhorar as condições de vida de nosso povo, garantindo os direitos à educação pública, gratuita, democrática e de qualidade em todos níveis, à moradia digna, ao acesso à cultura e às reformas urbana e agrária.
Infelizmente, a maioria do nosso povo não tem acesso a esses direitos básicos. Sabemos que poderosos interesses dos capitalistas locais, das empresas transnacionais e, sobretudo do sistema financeiro, concentra cada vez mais riqueza, renda, e impedem que nosso povo usufrua da riqueza por ele produzida.
Já estamos cansados de tanta dominação capitalista, e agora assistimos às crises financeiras e à ofensiva dos interesses do império que controla as riquezas naturais, minerais, a água, as sementes, o petróleo, a energia e o resultado de nosso trabalho.
Diante disso, queremos apresentar-lhe algumas propostas concretas para que possamos resolver, de fato, os problemas do povo, e impedir que de novo as grandes empresas transnacionais e os bancos transfiram para o povo o custo da crise:
Propostas de articulações internacionais:
1. Defendemos como resposta à crise o fortalecimento da estratégia de integração regional, que se materializa a partir dos mecanismos como: MERCOSUL, UNASUL e ALBA.
2. Apoiamos medidas como a substituição do dólar nas transações comerciais por moedas locais, como recentemente fizeram Brasil e Argentina, e sugerimos que esta medida deva ser adotada pelo conjunto dos paises da América Latina.

3. Defendemos a consolidação o mais rápido possível do BANCO DO SUL, como um agente que promova o desenvolvimento regional e que auxilie o crescimento do mercado interno entre os paises da América Latina e como um mecanismo de controle de nossas reservas, para impedir a especulação dos bancos, do FMI, e dos interesses do capital dos Estados Unidos.
4. Nós afirmamos que a atual crise econômica e financeira é de responsabilidade dos países centrais e dos organismos dirigidos por eles, como a OMC, o Banco Mundial e o FMI. Defendemos uma nova ordem internacional, que respeite a soberania dos povos e nações.

5. Pedimos vosso empenho e compromisso pela retirada imediata de todas as forças estrangeiras do Haiti. Nenhum país da América Latina deve ter bases e presença militar estrangeira. Propomos, em seu lugar, a constituição de um fundo internacional solidário para reconstrução econômica e social daquele país. Apresentamos também nossa oposição à reativação da Quarta Frota da Marinha de Guerra dos Estados Unidos em águas da América Latina.

PROPOSTAS DE POLITICAS INTERNAS
1. Controlar e reduzir imediatamente as taxas de juros.

2. Impor um rigoroso controle da movimentação do capital financeiro especulativo, instituindo quarentenas e impedindo o livre circular, penalizando com elevados impostos suas ganâncias.

3. 3. Defendemos que todos os governos devem utilizar as riquezas naturais, da energia, do petróleo, dos minérios, para criar fundos solidários para investir na solução definitiva dos problemas do povo, como direito ao emprego, educação, terra e moradia. Para isso, o governo brasileiro precisa cancelar imediatamente o novo leilão do petróleo, marcado para dia 18 de dezembro.

4. O governo federal deve revisar a política de manutenção do superávit primário, que é uma velha e desgastada orientação do FMI - um dos responsáveis pela crise econômica internacional. E devemos usar os recursos do superávit primário para fazer volumosos investimentos governamentais, na construção de transporte publico e de moradias populares para a baixa renda, dando assim uma grande valorização à reforma urbana e agrária, incentivando a produção de alimentos pela agricultura familiar e camponesa. É preciso investimentos maciços, na construção de escolas, contratação de professores para universalizar o acesso à educação de nossos jovens, em todos os níveis, em escolas públicas, gratuitas e de qualidade.

5. Defendemos que o governo estabeleça metas para a abertura de novos postos de empregos, a partir de um amplo programa de incentivo à geração de empregos formais, em especial entre os jovens. Reajustar imediatamente o salário mínimo e os benefícios da previdência social, como principal forma de distribuição de renda entre os mais pobres.

6. Controlar os preços dos produtos agrícolas pagos aos pequenos agricultores, implantando um massivo programa de garantia de compra de alimentos, através da CONAB. Hoje, as empresas transnacionais que controlam o comércio agrícola estão penalizando os agricultores, reduzindo em 30%, em média os preços pagos do leite, do milho, dos suínos e das aves. Mas, no supermercado, o preço continua subindo.

7. Revogar a Lei Kandir e voltar a ter imposto sobre as exportações de matérias primas agrícolas e minerais, para que a população não seja mais penalizada, para estimular sua exportação.

8. O governo federal não pode usar dinheiro público para subsidiar e ajudar a salvar os bancos e empresas especuladoras, que sempre ganharam muito dinheiro e agora, na crise querem transferir seu ônus para toda sociedade. Quem sempre defendeu o mercado como seu "deus-regulador", agora que assuma as conseqüências dele. Nesse sentido os bancos públicos (BNDES, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil) deveriam estar orientados não para socorrer o grande capital e sim para o benefício de todos os povos.

9. Reduzir a jornada de trabalho, em todo o país e em todos os setores, sem redução de salário, como uma das formas de aumentar as vagas. E penalizar duramente as empresas que estão demitindo.

10. A mídia permanece concentrada nas mãos de poucos grupos econômicos. Este quadro reforça a difusão de um pensamento único que privilegia o lucro em detrimento das pessoas e exclui a visão dos segmentos sociais e de suas organizações do debate publico. Para reverter esta situação e colocar a mídia a serviço da sociedade, é preciso ampliar o controle da população sobre as concessões de rádio e TV, fortalecer a comunicação pública e garantir condições para o funcionamento das rádios comunitárias, acabando com a repressão sobre elas. Por tudo isso, é urgente que o governo federal convoque a Conferencia Nacional de Comunicação.

11. Para garantir os territórios e a integridade física e cultural dos povos indígenas e quilombolas como determina a Constituição, o Governo Federal deve continuar demarcando as terras e efetivando a desintrusão desses territórios em todo o país, sem ceder às crescentes pressões dos setores antiindígenas – tanto políticos, como econômicos. Na luta por seus direitos territoriais, os povos indígenas e quilombolas têm enfrentado a violência e a discriminação cada vez mais forte em todo o país. Chamamos especial atenção, nesse momento, para a urgência de se demarcar as terras tradicionais do povo indígena Guarani Kaiowá que vive no Mato Grosso do Sul. Atualmente, eles estão confinados em ínfímas porções de terra e, principalmente por causa disso, há um alto índice de suicídios entre o povo.

12. Realizar a auditoria integral da dívida pública para lançar as bases técnicas e jurídicas para a renegociação soberana do seu montante e do seu pagamento, considerando as dívidas histórica, social e ambiental das quais o povo trabalhador é credor.

13. Defendemos uma reforma política que amplie os espaços de participação do povo nas decisões políticas. Uma reforma não apenas eleitoral, mas que amplie os instrumentos de democracia direta e participativa.

14. Em tempos de crise, há uma investida predatória sobre os recursos naturais como forma de acumulação fácil e rápida, por isso não podemos aceitar as propostas irresponsáveis de mudanças na legislação ambiental por parte dos representantes do agronegócio, que pretende reduzir as áreas de reservas legais na Amazônia e as áreas de encosta, topo de morros e várzeas no que resta da Mata Atlântica. Propomos a criação de uma política de preservação e recuperação dos biomas brasileiros.

15. Contra a criminalizacao da pobreza e dos movimentos sociais. Pelo fim da violência e pelo livre direito de manifestação dos que lutam em defesa dos direitos econômicos, sociais e culturais dos povos.

Esperamos que o governo ajude a desencadear um amplo processo de debate na sociedade, em todos os segmentos sociais, para que o povo brasileiro perceba a gravidade da crise, se mobilize e lute por mudanças.
Atenciosamente,
Via Campesina
Assembléia Popular – AP
Coordenação dos Movimentos Sociais – CMS
Grito dos Excluídos Continental
Grito dos Excluídos Brasil
Associação Nacional de Ong’s – ABONG
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST
Central Única dos Trabalhadores – CUT
União Nacional dos Estudantes – UNE
Marcha Mundial de Mulheres – MMM
Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB
Central Geral dos Trabalhadores do Brasil – CGTB
Central de Movimentos Populares – CMP
Associação Brasileira de Imprensa – ABI
Confederação das Associações das Associações de Moradores – CONAM
Caritas Brasileira
CNBB/Pastorais Sociais
Comissão Pastoral da Terra – CPT
Conselho Indigenista Missionário – CIMI
Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA
Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB
Movimento das Mulheres Camponesas – MMC
União Brasileira de Mulheres – UBM
Coordenação Nacional de Entidades Negras – CONEN
Movimento dos Trabalhadores Desempregados – MTD
Movimento Trabalhadores Sem Teto – MTST
União Nacional Moradia Popular – UNMP
Confederação Nacional das Associações de Moradores – CONAM
Movimento Nacional de Luta por Moradia – MNLM
Ação Cidadania
Conselho Brasileiro de Solidariedade com Povos que Lutam pela Paz – CEBRAPAZ
Associação Brasileira de Rádios Comunitárias – ABRAÇO
Coletivo Brasil de Comunicação – INTERVOZES
Rede Brasil sobre Instituições Financeiras Multilaterais
Jubileu Sul Brasil
Movimento pela Libertação dos Sem Terras – MLST
União Estudantes Secundaristas – UBES
União Juventude Socialista – UJS
Evangélicos pela Justiça – EPJ
União nacional de Entidades Negras – UNEGRO
Federação Estudantes de Agronomia do Brasil – FEAB
Pastoral da Juventude do Meio Rural – PJR
Associação dos Estudantes de Engenharia Florestal – ABEEF
Movimento dos Trabalhadores Desempregados – MTD
Confederação Nacional Trabalhadores Entidades de Ensino – CONTEE
Confederação Nacional Trabalhadores da Educação – CNTE
Confederação Nacional do Ramo Químico – CNQ/CUT
Federação Única dos Petroleiros – FUP
Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas – SINTAP/CUT
Associação Nacional de Pós-graduandos – ANPG
Confederação Nacional dos Metalúrgicos – CNM/CUT
Movimento Camponês Popular – MCP
Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira – COIAB
Conselho Indigenista de Roraima – CIR
Federação Trabalhadores Metalúrgicos do Rio Grande do Sul
Ação Franciscana de Ecologia e Solidariedade
Instituto Nacional Estudos Sócio-econômicos - INESC



É hora de união! Intensificar a mobilização pelo Piso é ainda mais necessária e a CNTE convoca a todos os profissionais de educação a participar da V Marcha da CUT no próximo dia 3 de dezembro, em Brasília, que entre várias lutas estará a defesa do Piso Salarial Profissional Nacional.
Fonte: Ascom CNTE
NOTÍCIAS DO SINTEAL
Funcionárias/os de Escola – Rede Estadual
ATENÇÃO!!! INFORMES SOBRE FOLHAS RETROATIVAS
SINTEAL informa o seguinte sobre as folhas retroativas:
1°) Como a sanção governamental só foi publicada no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) nesta 5ª feira (27/11), ficou o governo estadual impossibilitado de pagar qualquer tipo de folha suplementar no dia de hoje;
2°) A Secretaria de Estado de Gestão Pública informou que aguarda da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEEE) as listas identificando os funcionários por níveis e classes, de acordo com a tabela de subsídios, para encaminhar a confecção das folhas salariais;
3°) Outra informação passada pelo subsecretário de Estado da Gestão Pública dá conta de que será confeccionada uma folha suplementar com as diferenças de outubro e novembro/2008 (ainda sem data definida).
4°) Também sem data definida, será confeccionada mais uma folha suplementar, esta com o retroativo do 13° salário.
5°) Na próxima 2ª feira (1° de dezembro de 2008), o SINTEAL terá reunião na Secretaria de Estado da Gestão Pública. O sindicato vai pedir AGILIDADE no processo de definição de datas das folhas suplementares, garantindo o que foi acordado na mesa de negociação.
**************************************

SINTEAL ASSINA TERMO DE COMPROMISSO PRÓ-EDUCAÇÃO E REIVINDICA A RECONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM ALAGOAS
Com a presença do ministro da Educação e Cultura, Fernando Haddad, o SINTEAL, representado por sua presidente, Girlene Lázaro, assinou nesta 4ª feira 26 de novembro de 2008, o Termo de Compromisso em prol da recuperação da educação no estado de Alagoas. A assinatura conjunta envolveu o Sinteal, Governo do Estado de Alagoas, o próprio MEC, além de outras instituições, a exemplo do Ministério Público Estadual, a Igreja Católica, CUT/Alagoas. AMA, Undime, CEE, Ufal, Uneal, Uncisal, Assembléia Legislativa, entre outras. Além da assinatura do Termo de Compromisso, outro ponto alto do evento foi a sanção pelo governo estadual do projeto de lei da tabela de subsídios (Lei n° 298/2008) dos funcionários de escola (outra vitória histórica dos trabalhadores em educação em Alagoas).
Abrindo a série de discursos do evento, que foi realizado no auditório do Hotel Hitz, no bairro da Pajuçara, a presidente do SINTEAL iniciou citando a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Constituição brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), o Plano Estadual de Educação e os planos de carreira, afirmando “que todos estes ‘instrumentos’ reguladores defendem o direito à educação de qualidade”.
Para Girlene, “o compromisso firmado não é só responsabilidade do sindicato, mas sim de todas as instituições que firmam agora este termo de compromisso”. Ela disse ainda que, independentemente do nome que se queira adotar, “este termo de compromisso ou pacto passa pela valorização, formação e melhores condições de trabalho”.
Segundo Girlene, “os gestores devem encontrar e promover os meios para que se efetivem estes (e outros) objetivos para tirar a educação do caos em que se encontra, promovendo também a justa valorização dos seus trabalhadores e trabalhadoras”.
A presidente do SINTEAL a presença dos representantes da AMA e da Undime e de prefeitos municipais para reafirmar a necessidade de compromisso quanto à valorização e à qualificação dos trabalhadores em educação, em especial os funcionários de escola.
ALERTA
Para a presidente do SINTEAL, “nenhum trabalhador da educação poderá ser responsabilizado por mazelas como evasão escolar, perda de matrícula, repetência, entre outras”.
“Os governantes devem oferecer as condições necessárias para o ‘resgate’ da educação e da categoria, objetivo que passa inevitavelmente por questões como formação, capacitação, estrutura, professores para todas as disciplinas, entre muitas outras”, enfatiza Girlene.
A presidente do SINTEAL cobrou, ainda, dos gestores a “valorização dos professores e funcionários da rede escolar que ainda não possuem formação adequada”.
Girlene lembrou que cabe ao Estado juntar todos os esforços para a reconstrução da educação em Alagoas, detentora, mais uma vez, dos piores índices educacionais do Brasil. Girlene cobrou a aplicação do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN).
SANÇÃO DA LEI DO SUBSÍDIO
A sanção governamental da ‘lei do subsídio’ (funcionários de escola) foi considerada mais uma importante vitória dos trabalhadores em educação. “Este ato (a sanção) consolida o PCC da categoria e representa o reconhecimento e a valorização desses trabalhadores, que agora possuem um instrumento legal para a conquista da qualificação profissional, a formação continuada e o crescimento na carreira”, lembrou Girlene.
Com a sanção, o SINTEAL cobrou do governo o envio da folha suplementar dos funcionários (retroativa a outubro), além da diferença do 13° da categoria. O governo acenou positivamente para a reivindicação, mas não divulgou a data do envio da folha, que deverá sair nos próximos dias.
**********************************************
Deu na imprensa - Site "Primeira Edição",- Dia 26/11/2008, às 10h59
"Educação em AL é a pior do país", diz Téo
Nesta quarta-feira (26/11), momentos antes de assinar o Pacto Pela Educação, o governador Teotonio Vilela Filho afirmou que é inaceitável que o Estado tenha a pior educação do país e que o problema deve ser resolvido em conjunto, entre o governo e a sociedade. “A situação da educação no Brasil não é boa e em Alagoas é a pior do Brasil, e isso é inaceitável. Precisávamos firmar esse pacto porque a situação de Alagoas quando o assunto é educação, deixa muito a desejar”, falou Teotonio. O ministro da Educação, Fernando Haddad, que está em Maceió para a assinatura do pacto, disse que Alagoas é um estado que encontrou o caminho em prol da educação e que o exemplo deve ser copiado. “O que está ocorrendo aqui é um exemplo a ser seguido por outros Estados e o interessante é que o próprio governador lidera um projeto de entendimento”, destacou Haddad. “Hoje Alagoas vira uma página importantíssima em busca da cidadania e é importante ressaltar que Alagoas é o primeiro estado do país a fazer um pacto dessa natureza”, enfatizou o governador. O Pacto tem como finalidade colocar a educação como prioridade de Estado, acima de ideologias e de interesses partidários e particulares, e instaurar uma nova ética para atingir as metas pactuadas de alcance da oferta de uma educação plena e de qualidade. Ele está sendo assinado nesta quarta-feira pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, e os trabalhadores do setor, representados pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal). A solenidade é considerada um marco histórico nacional para o governo e os trabalhadores.
Entre as principais ações do compromisso estão o incremento da matrícula na rede estadual; a garantia do acesso, permanência e êxito dos educandos; a redução, até 2011, dos índices de abandono escolar do ensino fundamental na rede estadual de 13,2% para 6,1%; a diminuição da reprovação para que se atinja os mesmos patamares pretendidos no abandono escolar; redução no percentual dos índices de repetência em virtude da adoção de práticas como aulas de reforço no contra-turno; estudos de recuperação e progressão parcial e o decréscimo da distorção idade-série do ensino médio na rede estadual de 72,6% para 47,6 até 2011. ******************************************
SINTEAL ASSINA TERMO DE COMPROMISSO DA EDUCAÇÃO
O SINTEAL convoca a categoria para acompanhar (e testemunhar!) a assinatura do termo de compromisso pela recuperação da educação, na próxima 4ª feira (26/11), às 10h00, no auditório do Hotel Ritz. Assinam o documento o Governo do Estado, SINTEAL, MEC e outras entidades.
Nossa entidade condiciona esta assinatura à ações práticas e efetivas de reconstrução da educação, por isso cobramos a (re)instalação da Mesa de Negociação para discutir as demandas da categoria (a exemplo do retroativo da isonomia e pautas salariais futuras) e da Educação (como a recuperação de matrículas, concursos públicos, segurança nas escolas etc).
Atenção! No mesmo dia será sancionada pelo governo a lei do subsídio dos/as funcionários/as de escola.
A presença da categoria é importante. TODAS/OS LÁ!
*************************
VÊM AÍ AS INSCRIÇÕES DO PROFUNCIONÁRIO!
Inscrições para ampliação do Profuncionário. De 1° a 05/12 para os funcionários/cursistas. Horário: 08h00 às 14h00. Locais: auditório da SEEE (Pólo Maceió) e nas sedes das 3ª CE (Pólo Palmeira dos Índios), 4ª CE (Pólo Viçosa), 5ª CE (Pólo Arapiraca) e 6ª CE (Pólo Santana do Ipanema). De 1° a 03/12, inscrições para professores/tutores, nos mesmos locais.
*************************
AUDIÊNCIA PÚBLICA: SINTEAL EM RECIFE
Nesta 2ª feira (24/11), o SINTEAL participará, em Recife (PE), de audiência pública que vai discutir a nova resolução que definirá as diretrizes de carreira a partir da Lei do Fundeb e do Piso Salarial Nacional. Representam o sindicato as diretoras Girlene Lázaro, Ivanilza Fabrício e Inês Torres
*************************
MISSA CONTRA A VIOLÊNCIA EM ALAGOAS
SINTEAL convoca a categoria para a Missa da Paz, dia 27/11, às 18h00, na Catedral Metropolitana de Maceió. A missa, patrocinada pela Arquidiocese de Maceió, terá o lema “Juntos pela Paz e pela Vida – Pelo respeito às diferenças”.
*************************
SINTEAL: 20 ANOS DE LUTA!
Neste sábado (22/11), o SINTEAL completou 20 anos de existência e luta em defesa das/os trabalhadoras/es em educação e por uma educação pública de qualidade e cidadã. São 20 anos de “batalhas” em níveis municipais, estadual e nacional. PARABÉNS, SINTEAL!
NOTÍCIAS SOBRE CINEMA 27/11/2008 - 13h56
Longas brasileiros estão em mostra de cinema latino-americano em Londres
Da Redação

A partir do dia hoje, Londres recebe a 7ª edição do Discovering Latin America Film Festival, que pretende promover a cultura latino-americana em Londres.

A mostra conta com 46 filmes, documentários e curtas, dentre os quais "Meu Nome Não é Johnny", de Mauro Lima , "O Ano em que meus pais saíram de férias", de Cão Hamburger e "Estômago", de Marcos Jorge. Filmes chilenos, argentinos e mexicanos também estarão presentes no festival, que promoverá debates entre o público e os diretores.

As exibições vão acontecer em espaços de destaque da cidade, como Odeon Covent Garden, Odeon Panton Street, Ritzy e Tate Modern, paralemente a eventos culturais. O festival vai destinar todo o lucro obtido com a venda de ingressos para programas de assistência às mulheres portadoras do vírus HIV na República Dominicana

27/11/2008 - 14h04
Em "Queime Depois de Ler", Coens retomam humor negro

SÃO PAULO (Reuters) - Os irmãos cineastas Joel e Ethan Coen ("Onde os Fracos não Têm Vez") gostam de investigar o lado negro do ser humano, seja da alma, do coração ou mesmo da moral (ou ausência desta). Outra de suas preferências é subverter gêneros cinematográficos. Em "Queime Depois de Ler", o novo trabalho da dupla, em estréia nacional, eles juntam tudo isso, numa comédia disfarçada como filme de espionagem.
O filme lembra um pouco "Fargo" (1996), ao falar do que as pessoas são capazes de fazer para conseguir o que querem - especialmente dinheiro e sexo.

O ex-agente Osbourne Cox (John Malkovich) está louco para vingar-se da CIA que o demitiu, escrevendo um livro de memórias bombástico. Sua mulher, Katie (Tilda Swinton, de "Conduta de Risco") não vê a hora de livrar-se do marido para ficar com o amante, um investigador federal chamado Harry Pfarrer (George Clooney) - que não quer muita coisa a não ser manter a sua esposa e algumas amantes.

Já Linda Litzke (Frances McDormand) está atrás de uma boa quantidade de dinheiro para fazer diversas cirurgias plásticas, enquanto seu colega de trabalho, o personal trainer Chad (Brad Pitt), parece ser burro demais para desejar qualquer coisa.

É com esses retalhos que os irmãos Coen, que também assinam o roteiro, montam uma rede movida a sexo e ego, que une e separa os personagens. Embora o visual de Linda não a agrade, isso não a impede de encontrar pretendes pouco empolgantes pela Internet enquanto trabalha numa academia. E, como o mundo parece ser pequeno demais, ela conhece Harry (Clooney).

O acaso também é fundamental. O que faz a trama ir adiante é um certo disco de computador no qual está gravado acidentalmente o livro de memórias de Osbourne, que vai parar nas mãos de Linda e Chad. Embora não saibam ao certo o que é aquilo, vêem no CD a chance de conseguir dinheiro rápido.

Como em "Fargo", os crimes andam de mãos dadas com algum castigo - assim cadáveres abundam ao longo de "Queime Depois de Ler", das formas mais bizarras e inesperadas.

Esta é, em sua essência, uma comédia de erros, seguindo o manual dos irmãos Coen, segundo o qual o humor emerge das situações mais absurdas - como Linda e Chad procurando a embaixada russa para tentar vender as informações confidenciais do disco de Osbourne.

"Queime Depois de Ler", no seu saldo final, é uma comédia acima da média das produções norte-americanas, em que a dupla de diretores não parece disposta a nada muito complicado, apenas divertir.

(Por Alysson Oliveira, do Cineweb)
* As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb


ESTRÉIAS

QUEIME DEPOIS DE LER
SINOPSE
Dois funcionários de uma rede de academia de ginástica encontram CD com dados confidenciais da CIA e tentam tirar proveito da situção.

Reuters: Irmãos Coen retoman humor negro
Folha: Irmãos Coen voltam à boa forma com humor negro
CineClick: "Queime Depois de Ler" não empolga
UOL Cinema: Irmãos Coen voltam a fazer rir
Clooney e Pitt são idiotas em "Queime Depois de Ler"
Rubens Ewald Filho comenta o filme

Título Original: Burn After Reading (EUA, 2008)
Direção: Ethan Coen e Joel Coen
Elenco: Frances McDormand, George Clooney, Brad Pitt, Tilda Swinton, John Malkovich
REDE DE MENTIRAS
SINOPSE
Homem que realiza trabalhos de campo para o serviço secreto americano caça líder terrorista.

Reuters: Ridley Scott critica burocracia americana
CineClick: Diretor é eficiente ao trabalhar com cenas de ação
Rubens Ewald Filho comenta o filme
UOL Cinema: Para Russell Crowe, filme não tem mensagem política
Metrópolis: "Rede de Mentiras" estréia em Paris

Título Original: Body of Lies (EUA, 2008)
Direção: Ridley Scott
Elenco: Leonardo DiCaprio, Russell Crowe, Mark Strong e Golshifteh Farahani
TERRA VERMELHA
SINOPSE
No Mato Grosso do Sul, a comunidade indígena Guarani-Kaiowá luta para retomar suas terras ocupadas por fazendeiros. A perda das origens e do universo sagrado seduz os jovens ao suicídio. Durante uma retomada, Osvaldo, um jovem kaiowá, vive um improvável encontro com a filha do fazendeiro.


UOL Cinema: Filme discute dilemas dos índios guarani-kaiowás
Reuters: Questão indígena ganha destaque em "Terra Vermelha"
Folha: "Terra Vermelha" é premiado em festival no AM
Folha: Mostra de Cinema de SP abre com filme sobre conflito
Internacional, longa explora tema brasileiro com talento e oportunismo
Rubens Ewald Filho comenta o filme
Blog Autores de Cinema: Luiz Bolognesi fala sobre "Terra Vermelha"

Título Original: Terra Vermelha (Itália/Brasil, 2008)
Direção: Marco Bechis
Elenco: Taiana Arce, Alicélia Batista Cabreira, Matheus Nachtergaele, Abrísio da Silva Pedro, Poli Fernandez Souza, Ambrósio Vilhava. Leonardo Medeiros
DESERTO FELIZ
SINOPSE
Filme acompanha a trajetória de Jéssica, uma garota de 14 anos, moradora do sertão nordestino. Violentada pelo padrasto, sob o olhar silencioso e cúmplice da mãe, ela foge para Recife e cai nas armadilhas do turismo sexual. Dentro desse universo de miséria e alucinação, se depara com algo inesperado: o afeto nos braços de Mark, um turista alemão.

Reuters: Filme toca no turismo sexual para falar do Brasil profundo
CineClick: Diretor desenvolve filme gelado e distante
Rubens Ewald Filho comenta o filme
Diretor comenta "Deserto Feliz"
Folha: Após "Baile Perfumado", Caldas filma "Deserto Feliz"

Título Original: Deserto Feliz (Brasil, 2008)
Direção: Paulo Caldas
Elenco: Nash Laila, Zezé Mota, Peter Ketnath, Servílio Holanda, João Miguel, Magdale Alves, Hermila Guedes
UM AMOR DE VIZINHO
SINOPSE
Mulher e seu noivo têm planos para expandir o seu apartamento num duplex, mas esbarram no inquilino Jeff, que se recusa a deixar o apartamento. As brigas entre Jeff e sua vizinha rapidamente se transformam em romance.

Título Original: The Neighbor (EUA, 2007)
Direção: Eddie O'Flaherty
Elenco: Michele Laroque, Matthew Modine, Ed Quin, Gina Mantegna, Ann Cusack, Krysten Leigh Jones

O MISTÉRIO DA ESTRADA DE SINTRA
SINOPSE
Duas histórias se desenvolvem em paralelo no filme: a primeira se refere à gênese do romance que dá título ao filme: "O Mistério..." é um folhetim escrito a quatro mãos por Eça de Queirós e Ramalho Ortigão para o jornal Diário de Notícias em 1870. A segunda é a reconstituição cinematográfica do folhetim, um emaranhado de relações proibidas.



UOL Cinema: Filme se perde no caminho entre ficção e realidade
CineClick: Estilo over e televisivo prejudica o filme
Rubens Ewald Filho comenta "O Mistério..."
Filme português sobre Eça de Queiroz tem atores brasileiros

Título Original: O Mistério da Estrada de Sintra (Portugal, 2007)
Direção: Jorge Paixão da Costa
Elenco: Flávio Galvão, Gisele Itiê, Bruna di Túlio, Rogério Samora, Ivo Canelas, James Weber-Brown, José Pedro Vasconcelos
FRONTEIRA
SINOPSE
Adaptação da obra de Cornélio, o filme narra uma história de amor e mistério em um velho sobrado onde vive Maria Santa, jovem com fama milagreira. A chegada um viajante, com quem vive uma intensa paixão, e da Tia Emiliana, velha senhora empenhada em preparar um grande milagre, terá efeitos perturbadores sobre Maria.

CineClick: "Fronteira" é primor de "cinema ensaio"
Rafael Conde adapta para o cinema obra de Cornélio Penna
Rubens Ewald Filho comenta o filme

Título Original: Fronteira (Brasil, 2008)
Direção: Rafael Conde
Elenco: Berta Zemel, Débora Gomez, Alexandre Cioletti


SEMANA DE 21 A 23 DE NOVEMBRO DE 2008
FILMES SEMANAS

1º Crepúsculo estréia
2º 007 - Quantum of Solace
3º Bolt - Supercão estréia
4º Madagascar
5º Role Models
6º A Troca
7º High School Musical 3 - O Ano da Formatura
8º Zack and Miri Make a Porno

9º O Menino do Pijama Listrado
10º The Secret Life of Bees
Fonte: Nielsen EDI, Inc.

PREPAREM O BOLSO

Vejam filmes que estréiam em: Dezembro

Estréia Prevista: 05/12

QUANDO VOCÊ VIU SEU PAI PELA ÚLTIMA VEZ?(And When Did You Last See Your Father?, Reino Unido/ Irlanda, 2007)

Pai e filho compartilham memórias quando o pai descobre que está com câncer em estágio terminal.

Direção: Anand Tucker
Elenco: Jim Broadbent, Colin Firth, Juliet Stevenson, Gina McKee, Sarah Lancashire, Elaine Cassidy.

Estréia Prevista: 05/12

A FRONTEIRA DA ALVORADA(La Frontière de l'aube, França, 2008)

Estrela de cinema vive deprezada pelo marido, contrata um fotógrafo para registrar momentos íntimos.

Direção: Philippe Garrel
Elenco: Louis Garrel, Laura Smet, Clémentine Poidatz, Vladislav Galard


Estréia Prevista: 05/12

EU SOU JUANI(Yo Soy La Juani, Espanha, 2006)

Duas amigas deixam a cidade onde moram e seus namorados para se divertirem em Madri.

Direção: Bigas Luna
Elenco: Verônica Echeguei, Dani Martín, Laya Martín, Gorka Lasarosa.

Estréia Prevista: 05/12
APPALOOSA - UMA CIDADE SEM LEI(Appaloosa, EUA, 2008)

Justiceiros do velho Oeste são contratados para cuidaram de uma cidade e se apaixonam pela mesma mulher.
Direção: Ed Harris
Elenco: Viggo Mortensen, Renée Zellweger, Jeremy Irons, Ed Harris, Lance Henriksen, Rex Linn, Ariadna Gil, Tom Bower, Girard Swan, Luce Rains, Boyd Kestner, Timothy V. Murphy, Robert Knott
Estréia Prevista: 05/12
ENTRE LENÇÓIS(Entre Lençóis, Brasil, 2008)
Um casal, em intimidade profunda, conversam sobre assuntos como a existência e o romantismo.
Direção: Gustavo Nieto Roa
Elenco: Reynaldo Gianecchini, Paola Oliveira.

Estréia Prevista: 05/12
A LISTA - VOCÊ ESTÁ LIVRE HOJE?(The List/ Deception/ The Tourist, EUA, 2007)
Jovem solitário é apresentado por seu amigo a um novo mundo, repleto de sensualidade e crimes.
Direção: Marcel Langenegger
Elenco: Hugh Jackman, Ewan McGregor, Michele Williams, Maggie Q.
Estréia Prevista: 12/12
O MENINO DO PIJAMA LISTRADO(The Boy In the Striped Pajamas, EUA, 2008)
Um filho de um oficial nazista faz amizade com um menino judeu preso em um campo de concentração.
Direção: Mark Herman
Elenco: Vera Farmiga, David Thewlis, Rupert Friend, Richard Johnson, Sheila Hancock, Jim Norton, Asa Butterfield, David Heyman, Jack Scanlon, Cara Horgan, Amber Beattie, Iván Verebély, Gábor Szebényi

Estréia Prevista: 12/12

COLEGIAIS EM APUROS(College, EUA, 2008)

Três garotos do colegial visitam uma universidade e fingem ser calouros por um fim de semana.


Estréia Prevista: 12/12
MADAGASCAR 2(Madagascar: Escape 2 Africa, EUA, 2008)
Alex, Marty, Melman e Glória se aventuram no meio da savana africana.
Direção: Eric Darnell, Tom McGrath
Elenco: Ben Stiller, Sacha Baron Cohen, Jada Pinkett Smith, David Schwimmer, Chris Rock, Cedric the Entertainer, Tommy 'Tiny' Lister, Andy Richter Zachary Gordon, Elisa Gabrielli

Estréia Prevista: 12/12
REBOBINE, POR FAVOR(Be Kind Rewind, EUA, 2008)

Homem magnetizado apaga as fitas de vídeo de uma locadora. Por isso, eles resolvem refilmar toscamente alguns longas apagados.
Direção: Michel Gondry
Elenco: Jack Black, Melonie Diaz, Danny Glover, Mos Def, Mia Farrow, Matt Walsh, Marcus Carl Franklin, Arjay Smith, Paul Dinello, P.J. Byrne.

Estréia Prevista: 12/12
BRIDESHEAD REVISITED(Brideshead Revisited, Inglaterra, 2008)
Jovem vai passar um tempo na casa de um amigo aristicrata e se apaixona pela irmã dele.

Direção: Julian Jarrold
Elenco: Emma Thompson, Michael Gambon, Matthew Goode, Ben Whishaw, Patrick Malahide, Stephane Cornicard.

Estréia Prevista: 19/12

CREPÚSCULO(Twilight, EUA, 2008)


Uma jovem se envolve com vampiros e se apaixona por um deles.

Direção: Catherine Hardwicke
Elenco: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Michael Welch, Justin Chon, Peter Facinelli, Kellan Lutz.


Estréia Prevista: 19/12

GOMORRA(Gomorra, Itália, 2008)


Mostra a história de cinco pessoas que vivem em um mundo governado pelo poder, dinheiro e sangue.

Direção: Matteo Garrone
Elenco: Toni Servillo, Gianfelice Imparato, Maria Nazionale, Salvatore Cantalupo, Gigio Morra, Salvatore Abruzzese, Ernesto Mahieux, Marco Macor, Ciro Petrone, Carmine Paternoster, Salvatore Ruocco.

Estréia Prevista: 19/12

UM LUGAR CHAMADO BRICK LANE(Brick Lane, Inglaterra, 2007)


Jovem nascida em Bangladesh viaja a Londres no início dos anos 80 para viver um casamento arranjado.

Direção: Sarah Gavron
Elenco: Lalita Ahmed, Naeema Begum, Bernard Holley, Tannishtha Chatterjee, Christopher Simpson.


Estréia Prevista: 25/12
CORAÇÃO DE TINTA(Inkheart, EUA, 2008)

Meggie entra no mundo encantado dos livros com seu pai a procura da mãe que desapareceu misteriosamente.


Direção: Iain SoftleyElenco: Brendan Fraser, Andy Serkis, Helen Mirren, Paul Bettany

Estréia Prevista: 25/12
MARLEY & EU(Marley & Me, EUA, 2008)
Filme baseado no best-seller homônimo que mostra como a vida de um casal foi transformada por um cachorro.
Direção: David FrankelElenco: Jennifer
Aniston, Owen Wilson, Alan Arkin, Eric Dane, Haley Bennett, Clarke Peters, Haley Hudson, Marc Macaulay, Jennifer Wiener, Sandy Martin



Estréia Prevista: 25/12
SETE VIDAS(Seven Pounds, EUA, 2008)
A emocionante história de um homem que planeja mudar a vida de sete completos estranhos.

Direção: Gabriele MuccinoElenco: Will Smith, Rosario Dawson, Woody Harrelson, Madison Pettis, Barry Pepper, Sarah Jane Morris.



Estréia Prevista: 25/12
UM HOMEM BOM(Good, Inglaterra/ Alemanha, 2008)

Um homem bom que tem uma família problemática vê sua carreira ascender ao apoiar a eutanásia.


Direção: Vicente AmorimElenco: Viggo Mortensen, Mark Strong, Jason Isaacs, Steven Mackintosh, Jodie Whittaker, Gemma Jones, Rick Warden, Charlie Condou, Ruth Gemmell, Anastasia Hille, Guy Henry, Kelly Wenham, Steven Elder, Ralph Riach, Laurence Richardson


Estréia Prevista: 26/12
ALÔ ALÔ TEREZINHA(Alô alô Terezinha, Brasil, 2008)

Documentário sobre o maior fenômeno da televisão brasileira, o apresentador Abelardo Barbosa, mais famoso como Chacrinha.


Direção: Nelson HoineffElenco: - Documentário -

LANÇAMENTOS EM DVD
por Rubens Ewald Filho
25/11/2008


O Procurado

SINOPSE
Jovem é convocado para ser matador por organização secreta.

COMENTÁRIOS
Espetacular foi minha primeira impressão. Depois fiquei impressionado com a maneira com que o filme manipula o espectador. Primeiro nos fazendo torcer pelos personagens, ou seja, pelos assassinos, chegando mesmo a desejar que eles matem alguém. Depois, dando uma lição de moral na gente, para depois ter outra reviravolta. Só me espanta o fato de que esta aventura, embora tenha ido bem de bilheteria nos EUA, não tenha sido saudada como inovadora e impressionante, muito superior a outras adaptações de comics (até "Iron Man", para mim super-estimada simplesmente por ser fiel ao original).Mas também é um filme perturbador, forte, muito violento, que vem confirmar o talento de um diretor russo para nós praticamente desconhecido (existem em DVD, mas passaram em branco nos cinemas, "Guardiões da Noite" (2004) e "Guardiões do Dia" (2006), dos quais assisti apenas o primeiro e, embora tivesse realmente um belo visual, era confuso e praticamente impossível de acompanhar).Agora esse senhor de nome difícil, Timur Bekmanbetov, nascido em 1961 no Casaquistão, revela um talento para os efeitos visuais (como expandindo o "bullet time" do Matrix, que agora consegue ter um efeito com curvatura) e para conduzir cenas de perseguição de carros absolutamente inéditas. Tenho certeza de que o espectador acostumado a ser muito lógico na vida real vai se espantar com o fato de que o filme desafia o bom senso, partindo para delírios e momentos francamente impossíveis.É bom lembrar que se trata de uma adaptação de seis livros em quadrinhos, ou seja mais uma "graphic novel", por sinal independente, de Mark Millar e G.J. Jones.O chefe da organização Fraternidade é o sempre convincente e autoritário Morgan Freeman, mas a grande figura é Angelina Jolie, que faz Fox, uma pistoleira que salva o herói e desde então torna-se sua amiga e algoz. Angelina, é bom dizer, continua linda e insinuante, e até nua, dando um charme misterioso ao filme. O astro, porém, é o ator escocês James McAvoy ("Narnia", "O Último Rei da Escócia", "Desejo e Reparação"), que não tem o tipo para esse tipo de gênero e justamente por isso foi escolhido.É curioso notar que já houve diretores russos trabalhando no cinema americano, mesmo na fase da União Soviética (como Andrei Konchalovsky), mas eram independentes. Timur é o primeiro a dirigir um filme blockbuster e que parece ter futuro como realizador. É cheio de novas idéias e soluções, realizando um filme arrebatador e impressionante, que transcende sem dúvida ao gênero.

Título original : Wanted (EUA, 2008)Diretor: Timur BokemanbetovElenco: Angelina Jolie, Morgan, Freeman, James McAvoy, Common, Thomas Kretschmann, Terence Stamp, David O'HaraExtras: Angelina Jolie, Morgan, Freeman, James McAvoy, Common, Thomas Kretschmann, Terence Stamp, David O'HaraIdioma: inglês, portuguêsLegendas: inglês, portuguêsGênero: aventuraDuração: 110 min. Cor.Distribuidora: Universal



por Rubens Ewald Filho
25/11/2008


O Mundo de Sofia

SINOPSE
Perto de completar 15 anos, Sofia se torna aluna do misterioso Alberto Knox, que a acompanha numa jornada pela história da filosofia.

COMENTÁRIOS
Feliz adaptação da obra homônima de Jostein Gaarder em forma de minissérie em 8 episódios para a televisão norueguesa e que sai no Brasil em 2 DVDs. Apesar de meio antigo, ainda resiste bem este "romance da história da filosofia". Eles utilizam recursos audiovisuais (como se fossem transmissões de televisão diretamente do passado) para tornar mais interessante para crianças e jovens as diversas idéias e fatos da época de Sócrates, Copérnico, Zorro, Leonardo da Vinci, Robin Hood, Shakespeare etc.

Título original : Sofies Verden (Noruega, 2000)Diretor: Erik GustavsonElenco: Silje Sorstein, Tomas von Bronmssen, Andrine Saether, Hans Alfredson,Lars Arentz- Hansen.Idioma: norueguêsLegendas: portuguêsGênero: minissérieDuração: 200 min. Cor.Distribuidora: Versátil

por Rubens Ewald Filho
11/11/2008


Enterrem Meu Coração na Curva do Rio

SINOPSE
Através da figura de um jovem índio, são narrados fatos históricos envolvendo os índios Sioux e o chefe Touro Sentado quando são expulsos de suas reservas pelo governo depois do Massacre de Little Big Horn.

COMENTÁRIOS
Demorou mais de 30 anos para filmarem este famoso best-seller de Dee Alexander Brown até finalmente. Produzido para TV pela HBO, o filme é digno, feito com elenco de nativos americanos, e faz um retrato sumário de todas os absurdos que os brancos cometeram contra os índios, rompendo tratados e os manipulando, numa sucessão de manobras que desacreditariam qualquer governo.Didático e episódico, alterna humilhações com momentos de vã glória. O tom escolhido, porém, é complacente, nunca da indignação que o tornaria mais tocante. Traz comentários em áudio do diretor e dos atores Beach e Quinn. Ganhou Emmys de filme, fotografia, maquiagem, montagem, mixagem e edição de som.

Título original : Bury my Heart at Wounded Knee (EUA, 2007)Diretor: Yves SimoneauElenco: Aidan Quinn, Adam Beach, Augusta Schellenberg, Anna Paquin, Fred Dalton Thompson, Colm Feore, Wes StudiIdioma: inglês, espanholLegendas: português, inglês, espanholGênero: faroesteDuração: 132 min. CorDistribuidora: Warner Home Video

É SEMPRE BOM RELEMBRAR OS VENCEDORES DO OSCAR.VAMOS VER ALGUNS?

LISTA COMPLETA DO OSCAR 2008

DIRETOR
Joel e Ethan Coen Onde os Fracos Não Têm Vez
Filme estrangeiro The Counterfeiters Áustria
Filme de animação Ratatouille
Roteiro original Diablo Cody Juno
Roteiro adaptadO Joel e Ethan Coen Onde os Fracos Não Têm Vez
Fotografia Sangue Negro
Montagem O Ultimato Bourne
Direção de arte Sweeney Todd
Figurino Elizabeth: A Era de Ouro

Maquiagem Piaf - Um Hino ao Amor
Edição de som O Ultimato Bourne
Efeitos sonoros O Ultimato Bourne
Visuais A Bússola de Ouro
Documentário Taxi to the Dark Side
Documentário de curta- metragem Freeheld
Trilha sonora Desejo e Reparação
Canção original Falling Slowly Once
Curta metragem Le Mozart des Pickpockets (The Mozart of Pickpockets)
Curta metragem de animação Peter & The Wolf

OSCAR 2007

Filme Os Infiltrados, de Martin Scorsese
Filme estrangeiro A Vida dos Outros (Alemanha)
Diretor Martin Ator Forest Whitaker por O Último Rei da Escócia
Scorsese por Os Infiltrados
Atriz Helen Mirren por A Rainha
Ator coadjuvante Alan Arkin por Pequena Miss Sunshine
Atriz coadjuvante Jennifer Hudson por Dreamgirls - Em Busca de Um Sonho

Montagem Os Infiltrados
Canção Melissa Etheridge por Uma Verdade Inconveniente
Roteiro original Pequena Miss Sunshine
Trilha sonora Babel
Documentário de longa-metragem Uma Verdade Inconveniente
Documentário de curta-metragem The Blood of Yingzhou District

Direção de arte O Labirinto do Fauno
Maquiagem O Labirinto do Fauno
Curta de animação The Danish Poet
Curta-metragem West Bank Story
Edição de som Cartas de Iwo Jima
Mixagem de som Dreamgirls - Em Busca de Um Sonho
Longa de animação Happy Feet - O Pingüim
Roteiro adaptado Os Infiltrados
Figurino Maria Antonieta
Fotografia O Labirinto do Fauno
Efeitos visuais Piratas do Caribe: O Baú da Morte
Redação Terra

Oscar 2006:
Assim, o resultado da 78ª edição do Oscar foi o mais pulverizado dos últimos tempos. Veja abaixo a lista dos vencedores.


FILME"Crash - No Limite
"DIRETOR"O Segredo de Brokeback Mountain" (Ang Lee)
ATORPhilip Seymour Hoffman por "Capote"
ATOR COADJUVANTEGeorge Clooney - "Syriana"
ATRIZReese Witherspoon por "Johnny e June"
ATRIZ COADJUVANTE Rachel Weisz - "O Jardineiro Fiel"
ROTEIRO ADAPTADO"O Segredo de Brokeback Mountain"
ROTEIRO ORIGINAL"Crash - No Limite"
FILME DE ANIMAÇÃO"Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais"
FILME ESTRANGEIRO"Tsotsi" (África do Sul)
DIREÇÃO DE ARTE"Memórias de uma Gueixa"
FOTOGRAFIA"Memórias de uma Gueixa"
EDIÇÃO"Crash - No Limite"
EFEITOS VISUAIS"King Kong"
FIGURINO"Memórias de uma Gueixa"
DOCUMENTÁRIO"A Marcha dos Pingüins"
DOCUMENTÁRIO DE CURTA-METRAGEM"A Note of Triumph: the golden age of Normal Corwin"
MAQUIAGEM"As Crônicas de Nárnia: o Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa"
TRILHA SONORA ORIGINAL"O Segredo de Brokeback Mountain" (Gustavo Santaolalla)MELHOR CANÇÃO"It's Hard Out Here for a Pimp" - "Ritmo de um Sonho"
FILME DE ANIMAÇÃO - CURTA-METRAGEM"The Moon and the Son: An Imagined Conversation"MELHOR CURTA-METRAGEM"Six Shooter"
EDIÇÃO DE SOM"King Kong"
MIXAGEM DE SOM "King Kong"
Veja a lista completa dos vencedores do Oscar 2005
Da Redação
Apesar de ter recebido um Oscar a menos que "O Aviador" (quatro contra cinco), "Menina de Ouro", de Clint Eastwood, foi o grande vencedor da noite. "Ray" e "Os Incríveis" levaram duas estatuetas cada um. Veja abaixo a lista de todos os premiados no Oscar 2005 .

Filme"Menina de Ouro"
AtorJamie Foxx ("Ray")
Ator coadjuvanteMorgan Freeman ("Menina de Ouro")
AtrizHilary Swank ("Menina de Ouro")
Atriz coadjuvanteCate Blanchett ("O Aviador")
DiretorClint Eastwood ("Menina de Ouro")
Roteiro adaptado: "Sideways - Entre Umas e Outras"
Roteiro original"Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças"
Filme estrangeiro"Mar Adentro" (Espanha)
Filme de animação"Os Incríveis"
Direção de arte"O Aviador"
Fotografia"O Aviador"
Figurino"O Aviador"
Documentário "Born into Brothels"
Documentário em curta-metragem"Mighty Times: The Children's March"
Edição"O Aviador"
Maquiagem"Desventuras em Série"
Trilha sonora"Em Busca da Terra do Nunca"
Canção"Al Otro Lado del Río" ("Diários de Motocicleta")
Curta de animação"Ryan"
Curta-metragem"Wasp"
Edição de som"Os Incríveis"Som"Ray"
Efeitos especiais"Homem-Aranha 2"

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Pais, Escola ou TV: Quem Fala de Sexo?!

Com a influência dos meios de comunicação de massa, valores que demoravam séculos ou décadas para serem modificados, hoje em dia, alteram-se muito rapidamente. A própria percepção do tempo evoluiu. O futuro se torna presente e o presente em passado muito rapidamente. Vivemos em um período de transição e as normas de comportamentos têm mudado com igual rapidez.

Um dos representantes mais evidentes desse avanço nos meios de comunicação e que desperta enormes discussões é a TV. Ela introduziu significativas modificações na forma como vivemos e como as crianças passam o tempo. A TV transformou-se numa espécie de "companheira e babá" das crianças. A mídia, em geral, e grupos da sociedade têm falado sobre o exagerado número de estímulos eróticos a que as crianças estariam expostas assistindo à TV, alegando que muitas dedicam mais tempo à TV do que à escola e a outras atividades.

Nem sempre os pais têm tempo para orientá-las e a maioria se sente desconfortável quando o tema é sexualidade. Isso tem gerado muitos conflitos de opiniões, principalmente para muitos pais que vêm de uma criação com proibições, falta de diálogo e liberdade que, mesmo não concordando com esse tipo de criação limitada que tiveram, muitos deles, também não sabem como se comportar com essas atitudes liberais despertadas tão cedo.

As escolas também entram em questão. No Brasil, poucas escolas desenvolvem atividades voltadas para a orientação sexual, como se não fosse também problema da escola a orientação sexual de seus alunos - e, quando o fazem enfatizam os aspectos biológicos. Por outro lado, os professores também não se sentem confortáveis para abordar o tema, também estão confusos quanto ao papel do que se espera deles quanto às crianças. Muitos, em decorrência das próprias dificuldades de lidar com o assunto, simplesmente não conseguem conversar com os alunos e deslocam as discussões para o âmbito institucional.

Ali, em meio a teorizações intermináveis, nenhum resultado prático é alcançado. A escola ainda não reconhece a TV como um meio didático, como também não possui preparo específico ou um currículo paralelo para administrar a integração do estudo da TV.

Muito ainda precisa ser feito, principalmente por parte das emissoras comerciais, que deveriam se preocupar não só com a qualidade técnica, mas, acima de tudo, com o conteúdo dos seus produtos. A programação pode ter um apelo popular, mas, para isso, não é necessário ser vulgar.

Ao que tudo indica, na falta de orientação e de esclarecimento quanto às questões e curiosidades próprias do universo infantil manifestadas no cotidiano – seja através de observações, da mídia em geral, na escola, etc. – acabam deixando as crianças entregues a todo tipo de informação distorcida ou equivocada, isto é, nas mãos dos coleguinhas ou de outras pessoas não-qualificadas para o exercício dessa função. Evidentemente, isso pode provocar grandes danos à estruturação emocional e sexual dos indivíduos.

Em meu estudo, Sobra TV ou Faltam Pais? Os Programas Infantis da TV e a Formação Sexual das Crianças [1], investiguei e analisei um conjunto de informações e dados que propiciaram maior conhecimento sobre a influência da TV, especialmente dos programas infantis, na sexualização das crianças. A partir da monitoria dos programas infantis mais assistidos na época e de questionários aplicados aos responsáveis, foi possível levantar e analisar os dados sobre o grau de interferência dos programas infantis na formação sexual das crianças na faixa de 2 a 14 anos, o cuidado dos pais quanto à seleção dos programas assistidos pelas crianças, no oferecimento de informações e orientações que contribuam para o desenvolvimento adequado da sexualidade de seus filhos e a qualidade da convivência entre eles.

Das informações levantadas, conclui-se que era baixa a incidência de estímulos eróticos nos programas infantis, os quais poderiam induzir a erotização precoce. Constatou-se, também, que a maioria dos pais não diferenciava a programação geral variada da programação infantil, permitindo que seus filhos assistissem a programas direcionados para segmentos diferentes e que eram transmitidos em horários inadequados para as crianças.

O Governo Federal e a sociedade civil deram início a uma série de discussões sobre a qualidade dos programas, abusos televisivos e suas implicações, já que não faltam estatutos, códigos, leis e outros dispositivos legais destinados a coibir a má qualidade ou os excessos cometidos em algumas programações. Não é por falta de meios legais que estamos deficientes. Precisamos é colocá-los em prática.

A TV pode se constituir, efetivamente, em um instrumento de socialização de conhecimento e é na escola o lugar onde a TV deveria ser compreendida e incorporada. Isto não quer dizer que ela venha a substituir o professor. Produzida de maneira responsável e sabendo-se usá-la, a TV – em conjunto com outros instrumentos educativos – é capaz de gerar experiências que ajudem a desenvolver capacidades intelectuais complementares a outras tecnologias. Não se pode subestimar a importância da figura do professor, da interação para o fortalecimento de vínculos, os laços de socialização, que são imprescindíveis ao desenvolvimento da criança.

Embora as TVs comerciais não tenham funções pedagógicas, elas têm funções sociais da quais não podem se omitir. Contudo, a TV não é a única responsável. É importante pontuar a responsabilidade dos próprios pais e que eles devem orientar suas crianças na seleção do que vão ou não assistir na TV. Deve-se destacar, ainda, que com a TV tendo maior preocupação e critério ético em suas produções e a família assumindo o papel que lhe cabe, ambos poderão contribuir para o adequado desenvolvimento das crianças. Mas, só com a sociedade como um todo: a família, a escola, as emissoras de TV e o governo, juntos, trabalhando e debatendo sobre o controle de qualidade da programação é que será possível desenvolver uma programação televisiva que englobe informação, entretenimento e educação, inclusive para a sexualidade. Formar crianças que encarem o sexo sem culpas é função de todos nós.

[1]Dissertação de Mestrado, Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro: 2001.

Por Sheila Reis
Site: www.sheilareis.com.br
Literatura e português
A literatura pode e deve ser considerada uma arte. O escritor é um artista que usa a palavra no lugar das tintas e telas do pintor e dos instrumentos do músico. As primeiras manifestações da literatura, aqui no Brasil, ocorreram no século XVI, ficando conhecidas como quinhentismo. Refletiam as opiniões dos europeus sobre a nova terra – literatura informativa. O primeiro texto deste tipo foi a carta do Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal, D. Manuel, relatando o descobrimento do Brasil. A seguir surgiu a literatura dos jesuítas cujo objetivo era catequizar os índios. O baiano Gregório de Mattos foi o primeiro grande poeta brasileiro.

Uma revista carioca, numa reportagem sobre a situação dos silvícolas brasileiros, fez referência aos "índios ianomâmi". Por que a palavra ianomâmi permaneceu ao singular? A expressão correta é: índios ianomâmis.

"O castigo dado àquela adolescente não sortiu o efeito que o pai dela queria."
Claro que não! Assim, a mocinha ficará cada vez mais rebelde. A forma verbal "sortiu" está usada indevidamente.

Observe a diferença:
sortir – prover, abastecer;
surtir – produzir resultado.
Atenção: o verbo surtir é defectivo, isto é, sua conjugação não é completa, neste caso só é conjugado na terceira pessoa (do singular e do plural).
Período correto: O castigo dado àquela adolescente não surtiu o efeito que o pai dela queria.
Devemos ser constantes guardiões de nossos filhos.
Guardiões ou guardiães?
Tanto faz! As duas formas estão corretas. O essencial é que estejamos sempre por perto dos nossos filhos para orientá-los.
As expressões "a grande maioria", "a enorme maioria" e "a esmagadora maioria" são usadas por muita gente ilustre, inclusive professores universitários. As redundâncias devem ser evitadas. O vocábulo maioria já diz tudo.
Arnaldo Niskier
aniskier@ig.com.br