terça-feira, 2 de dezembro de 2008

1/12/2008 - MEC enviará 130 milhões de livros sem nova regra..

MEC enviará 130 milhões de livros sem nova regra ortográfica
Os professores das escolas públicas do país terão um desafio a mais no ano que vem. Vão ensinar as regras do novo acordo ortográfico da língua portuguesa, que começa a vigorar a partir de 1º de janeiro, sem ter em mãos material com a ortografia atualizada. O Ministério da Educação (MEC) vai distribuir 130 milhões de novos livros - a maioria didáticos - que foram editados sem considerar as regras do novo acordo. O problema se dá pelo fato de o processo de compra começar dois anos antes da data de entrega. A primeira leva de livros publicados na nova ortografia só chega a partir de 2010 nas escolas públicas. O livro didático do MEC é usado por três anos em uma mesma escola e a compra das obras é feita anualmente por etapa de ensino - 1º ao 5º, 6º ao 9º ano e médio. Segundo o Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão ligado ao MEC, em 2009, todos os alunos de ensino médio da rede pública vão usar 43 milhões de novos livros sem a nova reforma. O diretor de ações educacionais do FNDE, Rafael Torino, ressalta que o decreto do presidente Lula dá o prazo até 2012 para o fim do período de transição, no qual as duas ortografias serão consideradas oficiais. “O nosso planejamento de substituição dos livros didáticos vai respeitar esse prazo natural. Até o fim de 2012, todos os livros das escolas públicas já contemplarão a nova reforma”,afirma.
Fonte: Jornal da Tarde.

1/12/2008 - Fies: resultado só sai na próxima 2ª feira

Divulgação do resultado do Fies é adiada para a próxima segunda-feira
A divulgação do resultado do processo seletivo do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) foi adiada para a próxima segunda-feira (8). Inicialmente, o resultado estava previsto para ser publicado nesta segunda (1º). O Fies concede financiamento das mensalidades a estudantes de universidades particulares que não têm condições de arcar com esse custo. A assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC) informou que o motivo do adiamento se deve a um problema no processamento dos dados pela Caixa, que pediu um prazo maior.Segundo portaria da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação, publicada na sexta (28) no "Diário Oficial da União", o resultado será divulgado às 10h (horário de Brasília) do dia 8/12. O início do período para entrevista dos candidatos classificados em primeira chamada dentro do limite de seleção fica alterado também para o dia 8/12. 506 mil cadastrados Atualmente, 506 mil estudantes são beneficiados pelo programa e 1.459 instituições de ensino superior estão credenciadas, segundo informa a Caixa. De acordo com o banco, são empregados R$ 4,6 bilhões em recursos.Neste processo seletivo, puderam se inscrever estudantes que não faziam parte do Programa Universidade para Todos (ProUni). Para alunos do ProUni foi realizada uma seleção especial. A concessão dos benefícios seguirá uma ordem de prioridades de graduações. São considerados cursos prioritários os cursos de licenciaturas em química, física, matemática, biologia, engenharia, medicina, geologia, e cursos superiores de tecnologia.Fonte: G1
Oportunidade
Inscrições para concurso da Uneal poderão ser feitas até sexta-feira
Estão sendo ofertadas 192 vagas para cargos de nível superior, médio e fundamental, nas cidades de Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos e União dos Palmares
Davi Salsa
A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira, dia 5, para os candidatos interessados em disputar as 192 vagas ofertadas em concurso público para a seleção de servidores técnicos e administrativos da instituição.De acordo com o presidente da comissão organizadora do concurso, professor Gilson Sales de Albuquerque, as vagas são ofertadas para os cargos de nível superior, médio e fundamental, nas cidades de Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos e União dos Palmares.Para os cargos de nível superior são oferecidas 21 vagas para os cargos de analista administrativo/análise de sistemas, analista administrativo/ciências contábeis, analista administrativo/jornalismo, analista administrativo/bibliotecário, analista administrativo/administrador, analista administrativo/relações públicas, analista administrativo/secretariado, analista administrativo/técnicos em assuntos educacionais, gestor em planejamento de educação/planejamento.Para os cargos de nível médio, o concurso está ofertando 115 vagas, distribuídas nos seguintes cargos: assistente em serviço de educação/administrativo, assistente em serviço de educação/técnico em laboratório e assistente em serviço de educação/informática. Por fim, para os cargos de nível elementar, o exame oferece 56 vagas, destinadas para as funções de auxiliar em serviço de educação/serviço auxiliar operacional.O concurso ficará sob a responsabilidade da Fundepes. As inscrições serão efetuadas via internet, por meio do site:
www.copeve.ufal.br.As provas serão realizadas no dia 11 de janeiro, nas cidades de Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos e União dos Palmares e Maceió. Mais informações sobre o concurso poderão ser obtidas nos sites www.uneal.edu.br e www.fundepes.br.
Agência Alagoas - AL01/12/2008 - 19:35
Libras
Educação estadual fará novo processo seletivo para contração de monitores
Liminar permite que monitores que atuam na rede possam participar de nova seleção
Assessoria Valdir Rocha

Seleção deve ser realizada até o fim deste mês
A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte vai realizar um novo processo de seleção simplificada para contratação temporária de intérpretes de Libras. O órgão trabalha para que até o fim desta semana o edital seja publicado. A seleção deve ser realizada até o fim deste mês. A decisão liminar concedida pela Justiça aos autos da ação civil pública impetrada pelo Ministério Público Estadual permite que os monitores que vinham prestando serviço possam ser recontratados.Até a decisão liminar, o Estado estava impedido de realizar nova seleção com a participação dos monitores cujo contrato fora concluído em agosto deste ano. Segundo a gerente de Educação Especial, Joelina Cerqueira, havia o entendimento jurídico da Procuradoria Geral do Estado (PGE) de que a recontratação caracterizaria o vínculo empregatício desses profissionais.“Agora, com a decisão judicial, profissionais que prestaram serviços para a Educação neste segmento poderão participar desta nova seletiva, que estará finalizada até o próximo dia 29 deste mês. A contratação desses profissionais deve começar a partir do dia 2 de janeiro do próximo ano. A preocupação do governo é criar as condições objetivas para que as crianças não sejam prejudicadas pela falta dos intérpretes. Nossos alunos terão um calendário especial, uma programação intensiva, aulas no contraturno para que possam concluir o ano letivo”, informou a gerente.Parecer — O subprocurador Geral do Estado, Charles Weston Fidelis Ferreira, aprovou, no último dia 28 de novembro, o despacho da Procuradoria Geral do Estado, que foi apreciado pela Coordenação da Procuradoria Administrativa, e concluiu pelo cumprimento da determinação judicial (liminar) para a contratação de intérpretes de Libras para as escolas públicas da rede estadual de ensino, com excepcionalidade de natureza temporária, até a realização de concurso público.O documento ressalta ainda que a administração pública deve, de imediato, iniciar o procedimento visando à realização de concurso público para o provimento de cargos de intérpretes de Libras nos termos do Art. 37, II, da Constituição Federal. “Em agosto deste ano realizamos uma seleção para contratação de novos monitores, mas a quantidade de inscritos foi insuficiente para atender a nossa demanda. Apenas 20 profissionais foram selecionados e os colocamos de imediato para atuar em sala de aula. Infelizmente, não havia mais no mercado intérpretes de Libras além dos que já estavam contratados pelo Estado. A sensibilidade da Justiça, com essa decisão, possibilita ao Estado fazer a seleção incluindo os monitores que já atuam na rede. Antes, estávamos atados diante do que determina a legislação estadual”, explicou a gerente.

EducaçãoUfal realiza concurso para professores 18h23, 01 de dezembro de 2008
A Universidade Federal de Alagoas - UFAL, torna pública a realização de Concurso Público para o provimento de cargos na carreira de Magistério Superior.
Os pedidos de inscrições serão feitos por cargo, Área de Estudo e regime de trabalho. O candidato deverá fazer o pedido de inscrição no concurso através da Internet, no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br, entre as 8h do dia 19 de novembro de 2008 até às 15h do dia 19 de dezembro de 2008.
No período da inscrição, no horário das 8h00 às 17h00, o candidato deverá encaminhar à secretaria da sede do Campus Arapiraca, sito à Avenida Manoel Severino Barbosa s/nº (Rodovia AL-115 - antiga sementeira), envelope contendo todos os documentos.
Será admitida a entrega da documentação por via postal, mediante utilização de serviços de entrega expressa (SEDEX ou equivalente), desde que postada dentro do prazo de inscrições. A documentação deverá ser endereçada à Caixa Postal nº 61, CEP 57.300-970, Arapiraca-AL, sob o título: "Concurso Público - Campus Arapiraca" e a respectiva Área de Estudo.
Poderão pleitear isenção da taxa de inscrição os candidatos que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o Decreto no 6.135, de 26 de junho de 2007 e for membro de família de baixa renda - aquela com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, ou a que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos.
A isenção deverá ser solicitada mediante requerimento padrão, disponível no site e na Secretaria do Campus Arapiraca, devendo ser entregue na Secretaria do Campus Arapiraca de 19 de novembro a 5 de dezembro de 2008, das 8h00 as 17h00.
O valor da taxa de inscrição será de R$ 39,50 para o cargo de Professor Auxiliar de Ensino em regime de 20 horas, de R$ 76,19 para o cargo de Professor Auxiliar de Ensino em regime de 40 horas com Dedicação Exclusiva, e de R$ 99,93 para o cargo de Professor Assistente em regime de 40 horas com Dedicação Exclusiva.
O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 19 de dezembro de 2008, por meio de Guia de Recolhimento da União, emitida no momento do pedido de inscrição.
A remuneração será de R$ 1.580,10 e/ou R$ 3.047,71 para Professor Auxiliar de Ensino, e de R$ 3.997,08 para Professor Assistente.
Sobre a realização das Provas:
O concurso constará de Prova Escrita, Prova Didática, Defesa do Plano de Atividades Acadêmicas e Prova de Títulos.
A Prova Escrita terá duração de 4 horas, e será realizada simultaneamente por todos os candidatos inscritos numa mesma Área de Estudo, e constará de dissertação sobre 1 ponto sorteado, dentre os constantes do programa. O sorteio dar-se-á perante os candidatos e a maioria dos membros da Comissão Examinadora, imediatamente após a abertura dos trabalhos.
A Prova Didática, de caráter público, tem por objetivo apurar a capacidade de planejamento de aula, de comunicação e de síntese do candidato, bem como seu conhecimento da matéria, e consistirá em aula a ser proferida em nível de graduação, no tempo mínimo de 50 e máximo de 60 minutos, versando sobre conteúdo de ponto sorteado. Este ponto será sorteado, após a divulgação dos resultados da Prova Escrita, em hora e local especificado no site e no Quadro de Avisos do local de realização do concurso.
As provas serão realizadas a partir do trigésimo dia após o encerramento das inscrições, em conformidade com o cronograma a ser publicado no Quadro de Aviso da secretaria da sede do Campus Arapiraca e no site.
Mais informações na COPEVE - Comissão Permanente do Vestibular - Praça Visconde de Sinimbú, nº 206, Centro - Maceió-AL - CEP: 57.020-720 - Fone: (82) 3336-2507 / FAX: (82) 3326-3811.
O prazo de validade do concurso será de um ano contado a partir da data da publicação da homologação de seu resultado, prorrogável por igual período.
Uncisal lança blog para vestibular 2009 19h33, 24 de novembro de 2008

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) criou o blog Vestibular Uncisal 2009 com a proposta de concentrar as informações sobre o processo seletivo deste ano em um único espaço e assim melhor atender os candidatos.
Os
vestibulandos poderão acompanhar todas as ações que a instituição promove na organização do Vestibular, e esse canal de comunicação ainda irá oferecer dicas úteis e de interesse dos candidatos, por exemplo, sobre a documentação, os locais das provas, o número de inscritos por vaga.
O blog Vestibular Uncisal 2009 ainda proporciona um canal de comunicação direto com os candidatos devido ao sistema de comentários, o que facilita a interação entre a instituição de ensino e público.
A Uncisal é uma instituição de ensino superior, com cursos gratuitos, que investe na melhor qualidade das
atividades inter-relacionadas de ensino, pesquisa, extensão e assistência com o objetivo de se posicionar entre as principais universidades brasileiras que possuem a chancela de excelência.

PRÊMIO ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
A Academia Alagoana de Letras (AAL), em parceria com a Braskem, realiza na terça-feira, dia 2, o lançamento dos livros “Marulheiro- Uma Viagem através de Aurélio Buarque de Holanda”, do escritor Marcos Vasconcelos Filho, e “Graciliano Ramos e o Desgosto de Ser Criatura”, de autoria de Jorge de Souza Araújo, vencedores do Prêmio Nacional Academia Alagoana de Letras.
O evento será realizado na sede da academia, às 19h30, e contará com a presença do vice-presidente da Braskem, Manoel Carnaúba, além dos vencedores do prêmio, autoridades,imortais da academia e convidados.
Escrita pelo sociólogo e antropólogo alagoano Marcos Vasconcelos Filho, o livro “Marulheiro- Uma Viagem através de Aurélio Buarque de Holanda” tem como temática principal os aspectos gerais da vida e da obra do escritor Aurélio Buarque de Holanda, que se tornou conhecido nacionalmente após o lançamento do famoso dicionário da língua portuguesa que leva seu nome.
O livro vem recheado de
poesias e contos publicados nos jornais locais da década de 30, além de ser ilustrado por fotografias de Aurélio Buarque de Holanda em vários momentos de sua vida. “Trata-se de uma biografia que une pesquisa histórica com a paixão pela literatura”- explica o autor que, além deste, já havia vencido a edição de 2005, com o trabalho "Ao piar das corujas: uma compreensão do pensamento de Pontes de Miranda".
Na edição de 2007, a obra do baiano Jorge de Souza Araújo foi escolhida pela plenária da AAL como a que melhor retratava o trabalho de Graciliano Ramos na cultura brasileira. Jorge é doutor em Letras, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e já tem em seu currículo outros livros publicados do gênero de ficção, poesia, ensaio e teatro. O ensaio escolhido foi considerado pela comissão julgadora como uma ótima contribuição aos estudos literários brasileiros sobre a obra do “Mestre Graça”.
O Prêmio
Desde 2004, o Prêmio Nacional da Academia Alagoana de Letras tem como temática principal homenagens aos grandes
autores alagoanos, como Jorge de Lima, Pontes de Miranda, Graciliano Ramos e Aurélio Buarque de Holanda. Além de prestar esse tributo à literatura alagoana, o prêmio também serve como forma de estímulo à produção local e a descoberta de novos talentos espalhados pelo país.

'Santa' internet 23h09, 02 de novembro de 2008

Agência Folha, em Curitiba
Um arcebispo católico criou no Paraná um curso inédito de catecismo on-line para facilitar o acesso de fiéis sem tempo para aulas nas paróquias.
A experiência é feita com universitários, professores e funcionários de universidades públicas e particulares de Cascavel (500 km de Curitiba).
Cerca de 50 pessoas se inscreveram para as aulas virtuais. Diferentemente das reuniões tradicionais, com local, hora e dia marcados, o curso on-line permite que o fiel cumpra a programação sem se preocupar com esses detalhes.
"Percebemos que muitos universitários tinham interesse em concluir a catequese e a crisma, mas estudavam o dia inteiro", disse o arcebispo de Cascavel e autor da idéia, dom Mauro Aparecido dos Santos.
Tradicionalmente cumpridas na infância e na adolescência, a catequese e a crisma são iniciações a preceitos cristãos pelos quais o católico passa para receber, respectivamente, a comunhão nas missas e ser autorizado a se casar no religioso.
Com uma senha, o fiel acessa uma página no site www.dommauro.com.br para responder por e-mail a questões formuladas nos cinco módulos do curso. Ao fim de cada módulo, os alunos se encontram com freiras que ministram as aulas on-line para tirar dúvidas.
Dom Mauro diz que tem recebido pedidos de fiéis de todo o país para ingressar no curso. "Nossa jurisdição é a arquidiocese de Cascavel", diz.